Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9129
Title: O papel do estágio curricular e a motivação para formação dos acadêmicos em ciências contábeis: um estudo à luz da teoria da autodeterminação
Authors: Medeiros, Nícolas Lima
Keywords: Estágio. Motivação. Autodeterminação.;Stage. Motivation. Self-determination.
Issue Date: 21-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Nicolas Lima. O papel do estágio curricular e a motivação para formação dos acadêmicos em Ciências Contábeis: um estudo à luz da teoria da autodeterminação. 2019. 42f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis, Natal, RN, 2019.
Portuguese Abstract: O propósito deste estudo foi analisar as potencialidades do estágio curricular na formação dos estudantes no curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira, bem como a relação existente entre a motivação e o desempenho acadêmico à luz da Teoria da Autodeterminação. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, no qual foram aplicados questionários em salas de aula para uma amostra de 50 estudantes entre o 6º e o 9º período do referido curso, o que equivale a 16,6% % do universo total de aproximadamente 300 discentes matriculados. Com base na amostra analisada, através da estatística descritiva, verificou-se que os resultados convergiram com estudos encontrados anteriormente e que os discentes consideram importante a experiência prática do estágio, por auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional. Percebe-se ainda uma relação motivacional bem diversificada para a aprendizagem entre os universitários estudados. Encontram-se estudantes preocupados em aprofundar o nível de conhecimento para atingir uma fundamentação adequada no desempenho de sua futura atuação; mas também estudantes preocupados apenas com os benefícios gerados na obtenção do diploma. O estudo de modo geral acrescenta à temática e reflete a relevância de pesquisas sobre o ensino da Contabilidade. De acordo com as peculiaridades da área, se faz necessário compreender os níveis motivacionais dos estudantes para desenvolver de forma bem explorada o planejamento acadêmico.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9129
Other Identifiers: 2015039589
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PapelEstagioCurricular_Medeiros_2019806.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.