Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9107
Title: Condição de saúde bucal, conhecimento e acesso aos serviços odontológicos em um município do interior do Nordeste
Authors: Silva, Auana Beatriz Paiva
Keywords: Saúde Bucal;Oral Health;Assistência Odontológica;Dental Care;Manifestações Bucais;BUccal Manifestations
Issue Date: 18-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Auana Beatriz Paiva. Condição de saúde bucal, conhecimento e acesso aos serviços odontológicos em um município do interior do Nordeste. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: INTRODUÇÃO: A descentralização do SUS trouxe avanços no que diz respeito ao acesso aos serviços odontológicos e melhorias nas condições de saúde bucal como mostra o SB Brasil 2010, embora os dados epidemiológicos sejam recentes, há uma grande carência de informações em nível municipal. OBJETIVOS: Conhecer a condição de saúde bucal da população de 35 a 44 anos do município de Martins, bem como investigar se houve associação da condição sociodemográfica e do conhecimento sobre saúde bucal na presença das manifestações bucais estudadas. METODOLOGIA: Estudo observacional, de caráter seccional, que teve como alvo a população de 35 a 44 anos da cidade de Martins/RN, sendo o tamanho da amostra de 266 participantes. Os instrumentos de coleta foram um questionário e uma ficha clínica. Os dados foram analisados através da estatística descritiva e comparação de médias. RESULTADOS: Houve predominância de mulheres. A maioria apresentou ensino médio completo, moram na zona urbana, com renda de até 1 salário mínimo. Com relação à condição de saúde bucal, o CPO-d foi de 11,65. Todos foram ao dentista, a maior parte dos indivíduos realizou o último atendimento há menos de 1 ano, no serviço público e considerou o último atendimento bom ou ótimo. . A maior parte acha sua saúde bucal e conhecimento sobre ela ótima ou boa, assim como a aparência dos seus dentes e gengiva, bem como, concordam que seu sorriso e higiene bucal influenciam em seus relacionamentos. CONCLUSÃO: Os achados apontam que os indivíduos possuem acesso aos serviços odontológicos da cidade, podendo este fato ser explicado pela alta cobertura da atenção básica de saúde bucal e pela oferta de serviços em clínicas particulares, Entretanto, o CPO-d encontrado demonstra que a prática odontológica mutiladora continua presente, pois o componente perdido ainda é superior aos componentes cariado e obturado. Tais informações poderão subsidiar o aprimoramento da Política Nacional de saúde bucal no contexto do município analisado, servindo como base para o planejamento e avaliação das ações executadas no município.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9107
Other Identifiers: 20150120253
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONDIÇÃODESAÚDE_Silva_2019.pdfCONDIÇÃODESAÚDE_Silva_2019494.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons