Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9096
Title: Clima organizacional e satisfação no trabalho: um estudo de caso no Supermercado Rede Mais Venâncio
Authors: Nascimento, Heloisa Lino do
Keywords: Administração;Satisfação;Motivação;Clima Organizacional;Cultura Organizacional;Percepção
Issue Date: 14-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NASCIMENTO, Heloísa Lino do. Clima Organizacional e Satisfação no Trabalho: um estudo de caso no Supermercado Venâncio. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2019.
Portuguese Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar o clima organizacional e a satisfação com o trabalho no Supermercado Rede Mais Venâncio, como forma de detectar oportunidades que possam realizar melhorias e desta forma proporcionar um ambiente de trabalho que os colaboradores almejam e conseqüentemente se sintam motivados a obter os resultados que venham a beneficiar a empresa. Com o estudo é possível constatar o nível de satisfação dos colaboradores, em vários setores da empresa e com realidades diferentes, segundo a percepção de cada um que é corpo da empresa. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa que consiste em um estudo de levantamento com os colaboradores da Rede Mais Venâncio. A coleta de dados se deu por meio de entrevista in loco que em algumas perguntas levantavam questões sobre motivação, interesses, satisfação na empresa e entre outros aspectos. Os resultados apresentaram um grau de satisfação consideravelmente bom, onde muitas das expectativas dos funcionários são atendidas. Deixando algumas coisas a desejar, como por exemplo anseios que os colaboradores possuem, entre elas, melhor remuneração, programa de metas, incentivos para o funcionário estudar e entre outros benefícios. Para atender estas demandas e reivindicações é importante que possa ser colocado em pratica algumas ferramentas que a gestão de pessoas disponibiliza, uma pesquisa de clima, um plano de ação visando realizar mudanças que influencie na motivação e satisfação dos mesmos. Como resposta a motivação, os funcionários trabalham sempre em busca a resultados positivos para a empresa.
Abstract: This search aims to analyze the organizational climate and satisfaction with the work in the RedeMaisVenâncio Supermarket, it is a way to detect opportunities that can make improvements and provide a working environment that employees aim, consequently, feel motivated to obtain the results that will benefit the company. With this search, it is possible to verify the level of satisfaction of employees who lives in different realities, in the various sectors of the company. Methodologically, this is a qualitative research with the individuals before mentioned. Data collection was made through an in loco interview, about motivation, interests, satisfaction in the company and others aspects. The results presented a considerably good degree of satisfaction, where many employees expectations was attended. Although there are passive points of improvement, such as remuneration, goals program, incentive to professional improvement and others. To attend these demands and claims, it is important to put in practice some tools that people management provides, for example, a climate research, an action plan that enables changes, and that influences the motivation and satisfaction of them. As a response to motivation, employees always work in a search of positive results for the company.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9096
Other Identifiers: 20150130035
Appears in Collections:CERES - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_-_HELOSA_LINO_DO_NASCIMENTO-mesclado.pdf
Restricted Access Until 2021-06-10
Research, Society and Development
,255.86 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons