Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/909
Title: Flexibilização das normas trabalhistas e a anualização da jornada laboral
Authors: Cunha, Watson de Medeiros
Keywords: Direito do trabalho;Flexibilização das normas trabalhistas;Compensação de jornada;Banco de hora;Jornada de trabalho
Issue Date: 2014
Publisher: Direito
Citation: CUNHA, Watson de Medeiros. Flexibilização das normas trabalhistas e a anualização da jornada laboral. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: O processo de reestruturação da economia brasileira no final do século XX influenciou a flexibilização das normas trabalhistas, mitigando direitos que até o momento pareciam intangíveis. A lei 9.601/98 foi emblemática nesse sentido, pois introduziu a compensação de jornada com parâmetro anual prorrogando o trabalho em momentos de maiores demandas produtivas sem que houvesse custos adicionais à categoria patronal. A doutrina e a jurisprudência caminham para o entendimento de que um prazo dilatado para compensação fere o patamar mínimo civilizatório do trabalhador, mas sem soluções ainda claras para a casuística. Assim, com o objetivo de esclarecer como se constituiu essa lei e os seus reflexos sobre a sistemática de compensação da jornada de trabalho no direito trabalhista atual, o presente debate buscará esclarecer como funciona o banco de horas e os sistemas protetivos do obreiro com ênfase nos direitos e garantias constitucionais trabalhistas, de maneira que será enfrentado na discussão a relação capital versus trabalho e as necessidades que se apresentam em ambos os setores envolvidos.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Anna Emanuella Nelson dos Santos Cavalcanti da Rocha (UFRN) e José Miquéias Antes de Gouveia (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/909
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WatsonMC_Monografia.pdfTexto completo604.99 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons