Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9064
Title: Análise morfométrica do sulco Intertubercular e do tendão da cabeça longa do bíceps braquial: um estudo cadavérico.
Authors: Montello, Mauro Bezerra
Keywords: Anatomia;ombro
Issue Date: 21-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MONTELLO, Mauro Bezerra. Análise morfométrica do sulco Intertubercular e do tendão da cabeça longa do bíceps braquial: um estudo cadavérico. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A dor no ombro é um sintoma com alta prevalência e incidência, com um dos pontos comuns de patologias que podem vir a causar essa dor sendo o tendão da cabeça longa do músculo bíceps braquial (CLBB). O CLBB se inicia dentro da capsula da articulação do ombro e corre através do sulco intertubercular (SI), um túnel osteofibroso localizado no úmero que possui limites formados por estruturas ósseas, musculares e ligamentares, com a literatura demonstrando grande variabilidade nas suas dimensões. Essa variabilidade pode levar o tendão a sofrer alterações patológicas. Na sua maioria, os estudos do SI são realizados em peças ósseas, porém as estruturas ligamentares e ósseas que formam o sulco podem levar a alterações na sua morfologia. Portanto, este trabalho visou analisar a morfologia do SI e do CLBB que o acompanha. Foram obtidas peças molhadas e ósseas do laboratório de anatomia da UFRN, as quais foram analisadas as variáveis do comprimento, largura, profundidade, área ,ângulo do sulco, ângulo medial e lateral do SI. No CLBB foram analisadas a largura e espessura do seu terço proximal, médio e distal. Foram encontradas nas peças molhadas o aumento do comprimento, profundidade, ângulo medial e lateral. Já na largura, área e no ângulo, houve diminuição. A CLBB é mais espessa e larga no seu terço distal, diminuindo suas dimensões ao penetrar no SI. As peças molhadas apresentam dimensões significativamente diferentes das peças ósseas, demonstrando uma diminuição do espaço do SI nas peças molhadas.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9064
Other Identifiers: 2014059460
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseMorfométricadosulcoIntertubercular_Montello_2019Texto Completo521.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons