Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8950
Título: A abordagem triangular no exercício da docência em Artes Visuais no Atelier de Artes do NAC da UFRN
Título(s) alternativo(s): The triangular approach in the teaching of Visual Arts at the Atelier de Artes do NAC, UFRN
Autor(es): Silva, Joselita de Souza
Palavras-chave: Abordagem triangular;Triangular approach;Atelier de artes do Núcleo de Arte e Cultura;Docência;Artes visuais;Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
Data do documento: 17-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Joselita de Souza. A abordagem triangular no exercício da docência em Artes Visuais no Atelier de Artes do NAC da UFRN. 2019. 150 f. TCC (licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Licenciatura em Artes Visuais, Natal, 2019.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso na área de ensino de Artes Visuais trata da aplicação da abordagem triangular nos anos de 2017 e 2018 nas turmas de pintura e desenho e pintura para crianças no Atelier de Artes do Núcleo de Arte e Cultura - NAC, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com a hipótese de que a abordagem triangular facilita a elaboração de aulas mais contextualizadas, portanto, implicadas com uma compreensão das artes como área de conhecimento, investiga-se se o uso da abordagem triangular é uma proposta eficaz no espaço de atelier. Inicialmente, na busca por experiência semelhante que pudesse me ajudar nessa resposta, a pesquisa realiza levantamento histórico sobre o Atelier de Artes do NAC e entrevista proprietários de atelier de ensino de artes da cidade de Natal/RN. Sendo percebido que não existem espaços de atelier que trabalham com a abordagem triangular, a pesquisa segue em uma perspectiva de análise de práticas docentes com a abordagem sistematizada por Ana Mae Barbosa. Como resultante, a investigação conclui que altos níveis de satisfação foram alcançados pelos alunos e por toda a equipe do Atelier de Artes do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN.
Abstract: The present work of course completion in the area of ​​teaching Visual Arts deals with the application of the triangular approach in the years 2017 and 2018 in the classes of painting and drawing and painting for children in the Atelier of Arts of the Nucleus of Art and Culture - NAC, Federal University of Rio Grande do Norte. With the hypothesis that the triangular approach facilitates the elaboration of more contextualized classes, therefore, implied with an understanding of the arts as an area of ​​knowledge, it is investigated if the use of the triangular approach is an effective proposal in the atelier space. Initially, in the search for similar experience that could help me in this answer, the research carries out a historical survey on the Atelier de Artes do NAC and interviews owners of atelier of teaching of arts of the city of Natal / RN. Sendo percebido que não existem espaços de atelier que trabalham com a abordagem triangular, a pesquisa segue em uma perspectiva de análise de práticas docentes com a abordagem sistematizada por Ana Mae Barbosa. Como resultante, a investigação conclui que altos níveis de satisfação foram alcançados pelos alunos e por toda a equipe do Atelier de Artes do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8950
Outros identificadores: 2015006069
Aparece nas coleções:Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AbordagemTriangularExercicioDocencia_Silva_2019.pdf10.62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons