Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/894
Título: A (in)aplicabilidade do direito de arrependimento no comércio eletrônico
Autor(es): Melo, Leonardo Albuquerque
Palavras-chave: Boa-fé;Comércio eletrônico;Direito de arrependimento
Data do documento: 2014
Editor: Direito
Referência: MELO, Leonardo Albuquerque. A (in)aplicabilidade do direito de arrependimento no comércio eletrônico. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: O presente trabalho trata da relação de consumo realizada no âmbito do comércio eletrônico e a possibilidade do exercício do direito de arrependimento que ampara o consumidor nessa situação. Inicia com a análise dos elementos da relação jurídica de consumo, que são responsáveis pela caracterização dessa. Em seguida, aborda sobre a boa-fé e seu papel fundamental no Direito consumerista. Por último, apresenta considerações sobre a atual dinâmica do direito de arrependimento, previsto pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, aplicado nas relações de consumo efetuadas no ambiente virtual. Subsidiariamente, trata de assuntos correlatos, como a Internet e o próprio comércio eletrônico. Analisa ainda a jurisprudência pátria sobre o tema. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica em meio impresso e eletrônico, concluindo assim que direito de arrependimento deve ser aplicado, no comércio eletrônico, para garantir um direito que já está consolidado ao consumidor, observando-se a boa-fé e a estrutura da relação de consumo no caso concreto.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores Fabrício Germano Alves (UFRN) e Xisto Tiago de Medeiros Neto (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/894
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeonardoAM_Monografia.pdfTexto completo765.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons