Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8931
Title: Avaliação da eficiência acústica em uma edificação habitacional de multipavimentos
Authors: Azevedo, João Pedro Machado de
Keywords: Acústica;Ruído de impacto;Ruído aéreo
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: AZEVEDO, João Pedro Machado de. Avaliação da eficiência acústica em uma edificação habitacional de multipavimentos. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O objetivo deste trabalho é estudar desde o início da revisão bibliográfica que envolve o estudo do som como ruído e suas propriedades até os seus impactos nas edificações habitacionais verticais. Desta forma, o estudo geral busca envolver as principais formas de transmissão do ruído que chegam nessa edificação, bem como tratar de todo o processo que envolve a medição dos parâmetros necessários para analisar o conforto acústico. Para isso, aborda-se ainda os valores normativos aos quais esses parâmetros são comparados, bem como um estudo de caso específico para a medição de ruído de impacto em uma unidade habitacional de um edifício de multipavimentos. Além do ruído de impacto, trata-se também do ruído aéreo a que essas edificações estão sujeitas, bem como os ruídos provenientes de instalações hidrossanitárias, e seus métodos de medição e análise com as normas respectivas. Por fim, de posse de toda a análise feita voltada para uma unidade habitacional, o trabalho é finalizado com algumas soluções para cada tipo de ruído, de forma que toda a problemática a respeito do conforto acústico naquele ambiente analisado seja resolvida ou mitigada de uma forma integral.
Abstract: This research program investigates since the beginning, with the literature review that involves the study of the sound as a noise and its properties, until your impacts in the vertical housing constructions. Thus, the study approaches the principal ways of transmission of the noise, and how it gets to these edifications, as well as the whole process of measurement of the parameters to analyze the acoustic comfort. Therefore, all the values of the parameters are listed as a criterion to follow as well as a specific measurement of the impact noise in a vertical residential unit. Further, other noises are studied like the aerial noise, and the noise from the water treatment plant. The paper is finalized with some solutions for which noise explained so that the residential unit can be fully acoustic treated.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8931
Other Identifiers: 2013013823
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
avaliacao_eficiencia_acustica_Machado_2019.pdfMonografia2.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons