Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/890
Título: A responsabilidade civil das incorporadoras imobiliárias e das construtoras pelo atraso na entrega de imóveis adquiridos na planta
Autor(es): Rocha, Izadora Mayara Silva da Silveira
Palavras-chave: Incorporação imobiliária;Atraso na entrega;Violação aos direitos do consumidor;Responsabilidade civil
Data do documento: 14-Nov-2014
Editor: Direito
Referência: ROCHA, Izadora Mayara Silva da Silveira. A responsabilidade civil das incorporadoras imobiliárias e das construtoras pelo atraso na entrega de imóveis adquiridos na planta. 2014. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais direitos consumeristas violados pela mora, por parte dos incorporadores imobiliários, no cumprimento da obrigação de entrega de imóvel comprado no lançamento (na planta), bem como a responsabilidade civil dos incorporadores e dos construtores em decorrência dessa prática. A partir de uma análise metodológica teórico-descritiva de natureza qualitativa, fundamentada principalmente na legislação, doutrina e jurisprudência, enquadra-se os contratos destinados à aquisição de imóveis na planta como de consumo, explica-se como a mora ofende os direitos do consumidor adquirente, notadamente os direitos à liberdade de escolha e à igualdade nas contratações, o direito à informação, à proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, à proteção contra as cláusulas abusivas, à modificação das cláusulas contratuais que estabelecem prestações desproporcionais, à efetiva prevenção de danos materiais e morais e o direito constitucional à moradia. Por fim, explicita-se a responsabilidade dos incorporadores imobiliários e construtores frente ao inadimplemento parcial da obrigação de entrega das unidades imobiliárias.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores Patrícia Borba Vilar Guimarães (UFRN) e Samuel Max Gabbay (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/890
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IzadoraMSSR_Monografia.pdfTexto completo940,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons