Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8864
Title: Comparação do consumo alimentar e dietético em indivíduos com e sem câncer de tireoide não medular familiar de uma mesma família
Authors: Santos, Camila Souza Costa dos
Keywords: Consumo de alimentos;Food consumption;Neoplasias da Glândula Tireoide;Thyroid neoplasms;Avaliação nutricional;Nutritional assessment;Nutrientes;Nutrients
Issue Date: 6-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Camila Souza Costa dos. Comparação do consumo alimentar e dietético em indivíduos com e sem câncer de tireoide não medular familiar de uma mesma família. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Os casos de câncer têm crescido, sendo atualmente um grande problema de saúde pública. O carcinoma da glândula tireoide é a neoplasia maligna que ocorre com maior frequência dentro do sistema endócrino. Fatores dietéticos têm sido estudados a fim de prevenir o aparecimento e a progressão do carcinoma, sugerindo que a ingestão de certos micronutrientes pode trazer benefícios na diminuição do risco de câncer de tireoide. O objetivo desse trabalho foi comparar o consumo alimentar e dietético em indivíduos com e sem câncer de tireoide não medular familiar de uma mesma família. Participaram do estudo 5 pessoas, sendo 2 acometidos e 3 não acometidos. Os diagnosticados foram triados por médicos da Liga Contra o Câncer, no Rio Grande do Norte. Foi realizada a coleta de dados antropométricos e os dados de consumo foram coletados mediante a aplicação de dois recordatórios 24 horas, com intervalo de 30 a 45 dias, analisando energia, macronutrientes, fibra, cálcio, ferro, zinco, cobre, magnésio, selênio, vitamina C e D. Observou-se que houve uma tendência a um menor consumo energético no grupo dos acometidos sendo também inferior às recomendações. Ambos os grupos consumiram proteína e carboidrato acima das recomendações. Em relação aos micronutrientes, o consumo se encontrava dentro das recomendações apenas para o ferro em ambos os grupos, e para o zinco no grupo dos acometidos. Concluiu-se que o estudo não mostrou diferença estatística no consumo alimentar entre os grupos (p > 0.05), contudo foram encontrados valores abaixo das necessidades estimadas para macro e micronutrientes, especialmente no grupo dos acometidos com exceção da proteína, do carboidrato, lipídeo e ferro.
Abstract: Os casos de câncer têm crescido, sendo atualmente um grande problema de saúde pública. O carcinoma da glândula tireoide é a neoplasia maligna que ocorre com maior frequência dentro do sistema endócrino. Fatores dietéticos têm sido estudados a fim de prevenir o aparecimento e a progressão do carcinoma, sugerindo que a ingestão de certos micronutrientes pode trazer benefícios na diminuição do risco de câncer de tireoide. O objetivo desse trabalho foi comparar o consumo alimentar e dietético em indivíduos com e sem câncer de tireoide não medular familiar de uma mesma família. Participaram do estudo 5 pessoas, sendo 2 acometidos e 3 não acometidos. Os diagnosticados foram triados por médicos da Liga Contra o Câncer, no Rio Grande do Norte. Foi realizada a coleta de dados antropométricos e os dados de consumo foram coletados mediante a aplicação de dois recordatórios 24 horas, com intervalo de 30 a 45 dias, analisando energia, macronutrientes, fibra, cálcio, ferro, zinco, cobre, magnésio, selênio, vitamina C e D. Observou-se que houve uma tendência a um menor consumo energético no grupo dos acometidos sendo também inferior às recomendações. Ambos os grupos consumiram proteína e carboidrato acima das recomendações. Em relação aos micronutrientes, o consumo se encontrava dentro das recomendações apenas para o ferro em ambos os grupos, e para o zinco no grupo dos acometidos. Concluiu-se que o estudo não mostrou diferença estatística no consumo alimentar entre os grupos (p > 0.05), contudo foram encontrados valores abaixo das necessidades estimadas para macro e micronutrientes, especialmente no grupo dos acometidos com exceção da proteína, do carboidrato, lipídeo e ferro.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8864
Other Identifiers: 2016082744
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC OFICIAL CAMILA.pdf
Restricted Access Until 2019-10-01
Após a data de publicação em um congresso internacional.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAMILA SANTOS533,35 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons