Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8810
Title: Análise da eficiência nos gastos públicos em educação infantil e ensino fundamental nos municípios do Rio Grande do Norte
Authors: Carvalho, Danielle Cristine Alves
Keywords: Eficiência;Municípios;Educação
Issue Date: 12-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARVALHO, Danielle Cristine Alves. Análise da Eficiência nos Gastos Públicos em Educação Infantil e Ensino Fundamental nos Municípios Do Rio Grande do Norte. 2019. 51f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O presente trabalho mostra a importância da educação como fator de crescimento econômico e social, demonstrando a necessidade de se efetuar os gastos públicos em educação da forma mais eficiente possível. Diante do cenário atual de crise econômica, e tendo em vista que o brasileiro já suporta uma alta carga tributária, não sendo interessante a elevação de impostos, este estudo reforça a cobrança da sociedade pelo uso cada vez mais eficiente dos recursos destinados à educação, haja vista que os indicadores de aprendizado do país, entidades federativas e municípios se mostram aquém do ideal. Esta pesquisa objetiva analisar a eficiência dos gastos públicos dos municípios do Rio Grande do Norte com educação infantil e ensino fundamental nos anos de 2015, 2016 e 2017. Para tanto, foram utilizadas a pesquisa descritiva, por meio do uso de análise documental e bibliográfica, além de abordagem quantitativa dos dados coletados junto ao banco de dados Finanças Brasil (Finbra) e Sinopse estatística da educação básica disponibilizada pelo Instituto Educacional e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O universo da pesquisa corresponde aos 167 municípios potiguares, excluídos aqueles que não informaram as informações necessárias para o estudo, resultando numa amostra de 145, 146 e 146 municípios para os anos de 2015, 2016 e 2017, respectivamente. Para a análise, foi utilizada a técnica da Análise Envoltória de Dados (DEA), análise de correlações e testes de comparações de médias. Quanto aos resultados, Observou-se que os municípios do Rio Grande do Norte tendem a ter uma gestão menos eficiente, e que um município, mesmo efetuando gastos baixos com educação, pode ser eficiente.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8810
Other Identifiers: 2015035964
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EficienciaGastosPublicos_Carvalho_2019859.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons