Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/876
Título: A vida pelo trabalho: dano existencial nas relações de emprego
Autor(es): BARBOSA, Bruno Terra do Nascimento
Palavras-chave: Dano existencial;Dignidade humana;Relação de emprego;Indenização
Data do documento: 2014
Editor: Direito
Referência: BARBOSA, Bruno Terra do Nascimento. A vida pelo trabalho: dano existencial nas relações de emprego. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: As relações de emprego são marcadas pela desigualdade entre patrão e empregados, da qual podem ser desenvolvidos danos pessoais que afetam, especialmente, esses últimos. Jornadas exaustivas, assédio moral e a não concessão de descanso são exemplos de condutas perpetradas por empregadores que afetam a dignidade do trabalhador a ponto de interferir negativamente em suas vidas fora do emprego, causando o chamado dano existencial. Neste trabalho, trata-se dessa relativamente recente espécie de dano pessoal e da possibilidade do pedido de indenização e seus pressupostos, bem como de uma análise de decisões judiciais que reconheceram sua aplicação nas relações de emprego.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores Thiago Oliveira Moreira (UFRN) e Anna Emanuella Nelson dos Santos Cavalcanti da Rocha (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/876
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunoTNB_Monografia.pdfTexto completo412,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons