Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/874
Title: Condomínios fechados e a redefinição das relações socioespaciais no espaço urbano: um estudo de caso na cidade de Natal/RN.
Authors: Azevedo, Gabriela Fernandes Neves Luciano de
Keywords: Condomínios Fechados - Natal RN;Configurações Socioespaciais;Morfologia;Segregação Socioespacial;Urbanidade;Vitalidade Urbana;Habitação;Condomínios horizontais
Issue Date: 28-Nov-2014
Publisher: Arquiterura & Urbanismo
Citation: AZEVEDO, Gabriela Fernandes Neves Luciano de. Condomínios fechados e a redefinição das relações socioespaciais no espaço urbano: um estudo de caso na cidade de Natal/RN. 2014. 150f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: Produto de um processo de urbanização complexo e cheio de contradições, o espaço urbano sofre constantes transformações. Fruto de tensões sociais e jogo de interesses entre classes, a ocupação desigual é uma das características intrínsecas a cidade, que reflete espacialmente uma segmentação social na urbe. A segregação existe desde os primórdios porém vem se modificando ao longo dos anos, e atualmente apresenta novas configurações, com a crescente implementação de novas tipologias chamadas “enclaves fortificados”. Dentre estes empreendimentos destaca-se os condomínios fechados, tema desta monografia atrelados à segregação intrínseca à sua reprodução e consequente influência na urbanidade da área. Desenvolvido sob a perspectiva teóricoconceitual, este trabalho aborda temas como: condomínios fechados e suas origens, segregação socioespacial, e sociabilidade. Todo o referencial Teórico-metodológico é voltado para atender ao objetivo de caracterizar o padrão de sociabilidade existente na área, relacionando-o com a forma, analisa-se portanto o desempenho urbano na região, atrelado às características Morfológicas do universo de estudo repleto de condomínios fechados.
Abstract: Produto de um processo de urbanização complexo e cheio de contradições, o espaço urbano sofre constantes transformações. Fruto de tensões sociais e jogo de interesses entre classes, a ocupação desigual é uma das características intrínsecas a cidade, que reflete espacialmente uma segmentação social na urbe. A segregação existe desde os primórdios porém vem se modificando ao longo dos anos, e atualmente apresenta novas configurações, com a crescente implementação de novas tipologias chamadas “enclaves fortificados”. Dentre estes empreendimentos destaca-se os condomínios fechados, tema desta monografia atrelados à segregação intrínseca à sua reprodução e consequente influência na urbanidade da área. Desenvolvido sob a perspectiva teórico-conceitual, este trabalho aborda temas como: condomínios fechados e suas origens, segregação socioespacial, e sociabilidade. Todo o referencial teórico-metodológico é voltado para atender ao objetivo de caracterizar o padrão de sociabilidade existente na área, relacionando-o com a forma, analisa-se portanto o desempenho urbano na região, atrelado às características morfológicas do universo de estudo repleto de condomínios fechados.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores: Ruth Maria da Costa Ataíde, Maria Dulce Picanco Bentes Sobrinha e Tamms Maria da Conceição Morais.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/874
ISSN: 200717669
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CondominiosRelacoesSocioespaciaisV1_Azevedo_2014.pdfTrabalho Final de Graduaçãom- Volume 018.96 MBAdobe PDFView/Open
CondominiosRelacoesSocioespaciaisV2_Azevedo_2014.pdfTrabalho Final de Graduação - Volume 0227.28 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons