Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8685
Title: A morte e o além no Egito antigo: as tumbas de Nakht e Nebamun
Authors: Canto Núñez, Pedro Hugo
Keywords: Egito Antigo;Novo Império;Necrópole Tebana;Tumbas de Particulares;Memória Cultural;Imaginário da Morte;Nakht;Nebamun
Issue Date: 17-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CANTO NÚNEZ, Pedro Hugo. A morte e o além no Egito antigo: as tumbas de Nakht e Nebamun (c. 1401-1353 A.E.C.). 2018. 162f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Departamento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil, 2018.
Portuguese Abstract: Esta monografia compõe uma pesquisa sobre a morte e o Além no Egito Antigo a partir das tumbas de Nakht e Nebamun, membros de uma elite sacerdotal da cidade de Tebas durante a XVIII Dinastia. Partiremos de conceitos como Cultura Pluralista, Memória Cultural, Imaginário da Morte e Espaço Funerário para analisar as imagens egípcias em duas tumbas de membros da elite, compreendendo seus significados e funções. A primeira tumba é de Nakht, um astrônomo e escriba do templo de Âmon, que viveu entre os reinados de Tutmés IV e Amenhotep III (c. 1401-1353 A.E.C.). Ela está situada na necrópole tebana, margem Ocidental da atual cidade de Luxor. A outra, que foi transposta da necrópole tebana para o Museu Britânico (Londres) ainda no início do século XIX, é do escriba e contador de grãos, Nebamun, que viveu entre os reinados de Amenhotep III e Akhenaton (c. 1353-1335 A.E.C.). Buscamos analisar a concepção de morte e Além nos planos decorativos dessas duas tumbas tebanas de particulares no período da XVIII Dinastia, entendendo como o morto era projetado no Além e em como a sociedade egípcia garantia e mantinha essa relação do vivo com o morto. Sendo assim, é proposto que a tumba egípcia servia como um espaço de ligação entre o Egito terreno, onde estão os vivos que ofertam aos mortos, e o Além, onde são projetados os que recebem essas oferendas dos vivos.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8685
Other Identifiers: 2016051069
Appears in Collections:História (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amorteeoalém_CantoNúñez_2018.pdf6.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Amorteeoalém_CantoNúñez_2018.pdf98.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons