Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/868
Título: Estudo de pré-viabilidade econômico-financeira da expansão da Pousada Vivenda da Terra em São Miguel do Gostoso-RN
Autor(es): RIBEIRO, Ramon Marcolino
Palavras-chave: Empresa;Pousada;Estudo de viabilidade;Indicadores de viabilidade;Empreendimento familiar
Data do documento: 2014
Editor: Administração
Referência: RIBEIRO, Ramon Marcolino. Estudo de pré-viabilidade econômico-financeira da expansão da Pousada Vivenda da Terra em São Miguel do Gostoso-RN. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo de viabilidade econômica e financeira para a expansão de um projeto no segmento de meios de hospedagem, Pousada Vivenda da Terra na cidade de São Miguel do Gostoso, cuja fundamentação apresenta abordagem sobre a análise e avaliação de investimentos. Utilizando as informações coletadas do estudo como base, foi elaborado um projeto de viabilidade de expansão do empreendimento familiar, sendo os dados da pesquisa organizados em um orçamento de receitas e custos projetados divididos em duas fases para análise e comparação: “situação atual” e “Situação de Expansão”. Baseado em avaliação econômico-financeira, foi possível verificar alguns dos índices mais importantes para o tema como a taxa interna de retorno (TIR), o valor presente líquido (VPL), Payback descontado, Retorno sobre Ativo (ROA), retorno sobre investimento (ROI) e retorno sobre patrimônio (ROE). Junto com a comparação entre a rentabilidade da empresa e a do setor da empresa listada na Bovespa. Tomou-se como base a metodologia de pesquisa exploratória. A técnica empregada para alcançar ao objetivo deste estudo se tornou possível através da coleta de dados e divisão em duas fases. Com a aplicação dos procedimentos, verificou-se que o projeto inicial é viável, considerando um número maior de período no fluxo de caixa. E sua expansão também se mostra é viável, apresentando condições para um melhor aproveitamento dos custos.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores Gabriel Martins de Araújo Filho (UFRN) e João Vianei Tenório (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/868
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RamonMR_Monografia.pdfTexto completo647,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.