Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/864
Title: Experiência na empresa júnior ADM Consult: um diferencial competitivo no mercado de trabalho?
Authors: TAVARES, Nathália Louise Moura
Keywords: Movimento Empresa Júnior;Empresa Júnior;Competitividade
Issue Date: May-2014
Publisher: Administração
Citation: TAVARES, Nathália Louise Moura. Experiência na empresa júnior ADM Consult: um diferencial competitivo no mercado de trabalho?. 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: O Movimento Empresa Júnior vem se desenvolvendo e conquistando, todos os dias, o mundo. O objetivo principal das empresas juniores é promover a melhor experiência de mercado aos alunos graduandos, deixando-os mais próximos da realidade desse mercado e desenvolvendo competências que tornam-se cada vez mais exigidas pelas grandes empresas. A primeira Empresa Junior (EJ) surgiu na ESSEC (L'Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris) no ano de 1967, na cidade de Paris na França, onde os alunos fundaram a Junior Enterprise - uma associação que configuraria a realidade empresarial prestando serviços de consultoria. O presente trabalho visa identificar de que forma a experiência dos atuais e ex-empresários juniores na ADM Consult – Empresa Júnior do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - contribui como diferencial competitivo no mercado de trabalho. A pesquisa, um estudo exploratório-descritivo, com análise qualiquantitativa de dados que levantou o perfil dos participantes da ADM Consult, verificou as oportunidades de trabalho dos atuais e ex-empresários juniores, bem como identificou as competências que os gestores perceberam como desenvolvidas em um atual ou ex empresário júnior. Por fim, propôs sugestões para incrementar a participação dos alunos e professores na ADM Consult. A população alvo foram os ex e atuais empresários juniores, bem como os respectivos chefes imediatos de cada um – todos escolhidos através de uma amostra causal simples, num total de 26 empresários juniores e 15 chefes imediatos. Neste trabalho ficou constatado que a experiência na Empresa Júnior ADM Consult é peça fundamental para o desenvolvimento de competências gerenciais, preparando o aluno graduando para encarar o mercado de trabalho e promovendo uma melhor postura profissional para lidar com imprevistos. Dessa forma, os gestores enxergam que o aluno que possui essa experiência, não só desenvolve uma maior habilidade para entender o funcionamento de uma empresa, como também são agentes constantes de transformação da sociedade, trazendo um diferencial competitivo notório. A Empresa Júnior ADM Consult ainda possui aspectos a serem trabalhados mas, em um balanço geral, continua proporcionando, para todos os seus membros, experiências valiosas e enriquecedoras para uma formação acadêmica de excelência.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Antônio Alves Filho (UFRN) e Matilde de Araújo Medeiros (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/864
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NatháliaLMT_Monografia.pdfTexto completo1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.