Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/862
Title: Estratégias competitivas genéricas: o caso do Camanor
Authors: SARAIVA, Lívia Furtado
Keywords: Competitividade;Concorrência;Estratégias competitivas genéricas
Issue Date: Jun-2014
Publisher: Administração
Citation: SARAIVA, Lívia Furtado. Estratégias competitivas genéricas: o caso do Camanor. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Para que uma empresa possua um bom modelo de gestão, seus gestores devem traçar um planejamento estratégico bem definido, atendendo às necessidades dos clientes e contribuindo para a geração de lucro e melhoria da imagem da empresa no mercado. Para sobreviver ao cenário mercadológico hostil é importante analisar antecipada e estrategicamente a maneira mais eficaz de gerir os negócios diante das oportunidades e das ameaças, para que o objetivo pretendido seja alcançado com sucesso. Assim sendo, o presente trabalho apresenta as estratégias que podem ser adotadas por uma empresa com enfoque nas Estratégias Competitivas Genéricas a partir do modelo de Michael E. Porter, e na identificação de qual delas é adotada pela Camanor Produtos Marinhos, empresa que atua no setor de carcinicultura com posição de destaque em qualidade e credibilidade no mercado interno e externo. A estratégia competitiva é definida como o conjunto de planos, políticas, programas e ações desenvolvidos por uma empresa ou unidade de negócios com intuito de ampliar ou manter suas vantagens competitivas frente aos concorrentes e de enfrentar as cinco forças competitivas que determinarão o grau da concorrência das empresas, que são: entrantes potenciais, o poder de barganha dos fornecedores, a capacidade de negociação com os compradores, a pressão por substitutos e a rivalidade entre os concorrentes existentes. Para Porter, a superação do ambiente ameaçador pode se dar através de três Estratégias Competitivas Genéricas internamente consistentes e potencialmente bem-sucedidas. Essas estratégias têm a finalidade de criar a longo prazo uma posição defensável, com o fim de superar a concorrência. Elas são a liderança de custo, a diferenciação e o enfoque, e foram abordadas detalhadamente no decorrer do trabalho com o intuito de averiguar qual delas tem sido aplicada pela Camanor, mesmo esta não apresentando um plano estratégico formal. Para isso, foram utilizados os indicadores arquétipos da pesquisa qualitativa da dissertação de Francisco Braulio da Fonseca Bacurau na realização de uma entrevista semiaberta com a Superintende Comercial da empresa. Diante das respostas dadas, conclui-se que a empresa em estudo adota a estratégia de diferenciação dentro do seu plano de negócio.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Antônio Carlos Ferreira (UFRN) e Leandro Trigueiro Fernandes (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/862
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LíviaFS_Monografia.pdfTexto completo527.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.