Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8613
Title: Conhecimentos matemáticos na profissão de um marchante: uma análise à luz da etnomatemática
Authors: Santos, Josenildo dos
Keywords: Marchante;Cultura;Etnografia;Matemática;Etnomatemática
Issue Date: 2-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Josenildo dos. Conhecimentos matemáticos na profissão de um marchante: uma análise à luz da etnomatemática. 2018. 27f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2018.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar e compreender os conhecimentos etnomatemáticos implícitos nas operações comerciais na profissão de um marchante. Para alcançar tal objetivo, nos fundamentamos nas concepções d’ambrosianas de Etnomatemática, entre outros teóricos alinhados a essa temática, como também na pesquisa qualitativa e suas técnicas, tais como, entrevistas, observação, diário de campo, entre outros instrumentos. A pesquisa foi realizada com o senhor Rafael Lucena Nogueira, em março de 2018, um jovem comerciante açougueiro, que trabalho no açougue público da cidade de Caicó/RN. Ao analisar os dados coletados, os resultados mostraram conhecimentos matemáticos diferentes dos conhecimentos matemáticos formais, aqueles ensinados no ambiente escolar, nas seguintes atividades: nos cortes das carnes, na preparação da carne de sol, nos diferentes tipos de carnes e na comercialização desse produto.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8613
Other Identifiers: 2011040189
Appears in Collections:CERES - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConhecimentosMatemáticos_Santos_2018CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NA PROFISSAÕ DE UM MARCHANTE: UMA ANÁLISE À LUZ DA ETNOMATEMÁTICA805.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons