Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8610
Title: Modelo de apoio à decisão multicritério para a priorização das licitações em uma Instituição Federal de Ensino Superior
Authors: Silva, Tainã Santana da
Keywords: Priorização;Licitações;Decisão multicritério;ELECTRE
Issue Date: Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Tainã Santana da. Modelo de apoio à decisão multicritério para a priorização das licitações em uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2018. 50f. Monografia (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande de Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Uma das principais funções do gestor é tomar decisões, e, quanto mais pessoas forem impactadas por essas decisões, maior a importância de que a decisão seja a melhor possível. Para a tomada de decisões, é natural que hajam diversos fatores a serem considerados pelo decisor, que deverá buscar atender ao máximo todos esses aspectos. Portanto, o gestor público tem em mãos a grande responsabilidade de tomar decisões que impactarão um grande número de cidadãos, clientes das instituições públicas, e, indiretamente, toda a sociedade. É importante, ainda, que as decisões tomadas pelo gestor público sejam impessoais, visando o interesse comum. Nesse cenário, figuram as licitações públicas, decisões a serem tomadas que ajudarão a definir o rumo de uma instituição pública. Tratando-se de uma instituição que deve atender a diversas demandas, torna-se necessária a priorização dessas licitações, uma vez que é inviável trabalhar em todas ao mesmo tempo, e estas possuem diferentes graus de prioridade. Portanto, o presente trabalho busca construir um modelo de apoio à decisão multicritério para a priorização das licitações de uma Instituição Federal do Ensino Superior, localizada no nordeste do Brasil. Foi, portanto, por meio do estudo de caso realizado nessa instituição que foram levantados os dados para a construção do modelo, a partir de reuniões, entrevistas e consultas aos sistemas de informação da universidade. Foram identificados os critérios a serem considerados, seu peso, e a forma que esses critérios devem ser avaliados. Em seguida o modelo foi submetido a testes, e validado pelos patrocinadores. Enquanto resultado, foi construído o modelo, que será disponibilizado para que a universidade possa utilizá-lo para a priorização de suas licitações com base em critérios técnicos e objetivos considerados no modelo. Concluiu-se que é possível que as licitações de uma IFES sejam priorizadas a partir de critérios técnicos e objetivos.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8610
Other Identifiers: 2015039749
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ModeloDeApoio_Silva_2018950.95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons