Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8600
Title: Parque ecofolclórico: plano urbanístico para implementação de um parque ecológico e cultural em São Gonçalo do Amarante/RN
Authors: PEREIRA, Jayne Lucas
Keywords: Parque urbano - Monografia;Sustentabilidade - Monografia;Etnografia - Monografia
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Jayne Lucas. Parque ecofolclórico: plano urbanístico para implementação de um parque ecológico e cultural em São Gonçalo do Amarante/RN. 2018. 114f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Diante do fenômeno de crescimento acentuado das cidades a escassez de espaços públicos de lazer é notória, e interfere negativamente na qualidade de vida das pessoas, enfraquecendo o sentimento de pertencimento local. Os parques têm uma função imensurável nas cidades, promovendo além de aspectos intrínsecos ao equilíbrio dos ecossistemas, promoção de ar puro e garantia da biodiversidade local, contribui para (re)conectar as sociedades urbanas com a natureza. São Gonçalo do Amarante, cidade pertencente à Região Metropolitana de Natal, é um município que tem passado por grandes transformações nos últimos anos, com o fenômeno de conurbação com a capital do RN e com a implantação do Aeroporto Internacional Gov. Aluísio Alves, fatores que tem influenciado diretamente na relação social e econômica, assim como nos fluxos com os municípios vizinhos. O valor cultural da cidade transcende as barreiras territoriais e é reconhecido ao redor do estado e do país, através de grupos folclóricos centenários, artesanato de argila, e outras tradições antigas e resistentes. Essa riqueza abrange iniciativas também no campo da agricultura, através da adoção de produção orgânica, abraçando conceitos da agroecologia e economia solidária. Nesse sentido o presente trabalho visa a concepção de um Parque urbano voltado a atividades culturais e sócio-ambientais, no sentido de aproximar e integrar a população à natureza, garantindo sua proteção aliada a atividades atrativas que fortaleçam a identidade local e a conscientização ambiental. A partir da realização de análises do contexto local, através de pesquisa bibliográfica, documental e visitas de campo e um apanhado etnográfico, foi elaborado um plano urbanístico para a implementação de um parque, a fim de valorizar as potencialidades locais e fortalecer a proteção de uma ZPA próxima ao centro do município.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8600
Other Identifiers: 2011050621
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ParqueEcofolclórico_Pereira_2018.pdf13,21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
ParqueEcofolclórico_Banner.pdf7,65 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons