Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8502
Title: “Sou índio, soou catuzeiro”: ensino de História Indígena e produção de material didático na Escola Municipal Indígena João Lino da Silva
Authors: Oliveira, João Paulo Freire de
Keywords: Ensino de História Indígena;Material Didático;Catú dos Eleotérios-RN
Issue Date: 6-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, João Paulo Freire de. “Sou índio, soou catuzeiro”: ensino de História Indígena e produção de material didático na Escola Municipal Indígena João Lino da Silva. 2017. 68 f. rabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Departamento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Este trabalho de conclusão de curso tem como objeto refletir como a Escola Municipal Indígena Joao Lino da Silva, situada na comunidade Indígena Catú dos Eleotérios, entre os municípios de Canguaretama e Goianinha, no Rio Grande do Norte, está trabalhando com o ensino específico de história indígena dentro do seu currículo diversificado. Como produzem seus materiais didáticos e como esses materiais estão articulados com as práticas e vivências da comunidade, contribuindo para o fortalecimento da identidade social do grupo. Utilizamos como fontes para nossa pesquisa, a legislação educacional nacional por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, além do Plano Municipal de Ensino do Município de Canguaretama-RN. Também utilizamos entrevistas, realizadas com professores das Disciplinas de Língua Tupi e Etno-História e observamos o material didático produzido até o momento utilizado nessas aulas. Nesse sentido, metodologicamente, utilizamos a história Oral, por meio da transcrição literal das entrevistas e a pesquisa documental por meio das Legislações Educacionais Nacional e Municipal existentes. Como principais resultados, observamos que a produção do material didático é feita de forma coletiva, por meio do intercâmbio cultural entre Escolas, pesquisadores e interação com as práticas e vivências dos membros da comunidade Indígena do Catú dos Eleotérios. Como resultados, observamos que não existe uma divulgação e impressão em larga escala dos exemplares do material produzido através desse intercâmbio cultural, o que dificulta o trabalho dos professores nas disciplinas de Língua Tupi e EtnoHistória. Contudo, os mesmos buscam através de suas aulas, contribuir para o fortalecimento da identidade local de seu povo.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8502
Other Identifiers: 2012949624
Appears in Collections:História (Bacharelado)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons