Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/848
Title: A influência da inflação no orçamento doméstico: uma breve análise das famílias assalariadas
Authors: SILVA, Laíse Cristian Oliveira Gonçalves da
Keywords: Inflação;Orçamento doméstico;Salários
Issue Date: 2014
Publisher: Administração
Citation: SILVA, Laíse Cristian Oliveira Gonçalves da. A influência da inflação no orçamento doméstico: uma breve análise das famílias assalariadas. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: O presente trabalho trata-se de um estudo da importância dos impactos da inflação no orçamento das famílias brasileiras e como estas poderão utilizá-lo como ferramenta para estruturar o orçamento doméstico. A inflação possui participação no orçamento, visto que os aumentos contínuos e generalizados dos preços acarretam impacto no equilíbrio financeiro das famílias. Este índice pode ser mensurado e utilizado como ferramenta para administrar o orçamento levando em consideração os reajustes dos preços, para programação e planejamento. O orçamento doméstico pode ser utilizado como um instrumento para o planejamento e controle financeiro familiar, desta forma, é necessário entender seu comportamento objetivando maior controle das finanças. Desta forma, foi escolhida a POF para verificar a evolução e aplicabilidade deste indicador. Estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório bibliográfico com a utilização de análise documental dos dados publicados pelo IBGE, utilizando a seguinte metodologia: Levantamento dos dados da POF e dos índices de inflação geral (IPCA) e dos grupos que o IPCA agrega, de posse desses dados, foi realizada uma projeção da pesquisa da POF com os índices dos últimos cinco anos, para verificar como a inflação afeta o orçamento doméstico tendo como base o salário mínimo dentre os anos de 2008 a 2013, verificando a evolução dos aumentos salariais, levantando os dados da POF 2008-2009 e estabelecer relações entre orçamento doméstico e inflação, identificando a aplicabilidade e pontualidade dos índices levando em consideração os seguintes grupos que compõe o orçamento familiar: alimentação, habitação, vestuário, transporte, higiene e cuidados pessoais, assistência à saúde, educação, recreação e cultura, fumo, serviços pessoais, despesas diversas, outras despesas correntes, aumento do ativo e diminuição do passivo. A análise dos resultados revelou que existe diferença na aplicabilidade dos indicadores de inflação, ficando a evidencia que utilizar o IPCA geral para analisar a POF como um todo, fica incoerente, pois cada grupo possui peso diferente e os impactos no orçamento familiar vão variar de acordo com o perfil das famílias. Fazem-se necessárias melhorias na precisão deste índice para um resultado mais preciso, e uma maior conscientização da sociedade da importância deste para suas finanças pessoais.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Sônia Regina de Macêdo Ribeiro (UFRN) e Gabriel Martins De Araújo Filho (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/848
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LaiseCOGS_Monografia.pdfTexto completo731.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.