Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8479
Title: “O único índio bom é o índio filmado”: uma análise da crítica de Sylvio Back à representação dos índios no cinema
Authors: Leite, Luana Ramalho de Sá
Keywords: Sylvio Back;Yndio do Brasil;Cinema e História;História Indígena;Representações
Issue Date: 9-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LEITE, Luana Ramalho de Sá. “O único índio bom é o índio filmado”: uma análise da crítica de Sylvio Back à representação dos índios no cinema. 2016. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Departamento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Este trabalho analisa a crítica de Sylvio Back à representação dos índios no cinema. Para tanto, abordamos questões de caráter mais abrangente a respeito da relação entre o Cinema e a História Indígena, apresentando uma discussão acerca da utilização do cinema como fonte de pesquisa histórica, e a demanda por uma ressignificação na forma como os indígenas são representados no cinema. Também foi feita uma discussão sobre a História Cultural, com as noções de práticas e representações, associada aos filmes ficcionais que representaram indígenas na história do cinema brasileiro. Sobre Sylvio Back e Yndio do Brasil, foram feitas considerações sobre o contexto de produção da obra, o discurso do cineasta e as interações entre as formas de linguagens (imagens, músicas e poemas), que deram novos significados aos materiais que Back coletou em arquivos diversos do Brasil e dos EUA para compor o documentário.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8479
Other Identifiers: 2012979507
Appears in Collections:História (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Oúnicoíndiobom_Leite_20162.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons