Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/847
Title: Aplicação do método FMEA no Restaurante Superperto Gourmet
Authors: SOUZA, Katarine Lara Silva de
Keywords: FMEA;Qualidade;Serviço;Produto;Modo de falha;Controle
Issue Date: 9-Jun-2014
Publisher: Administração
Citation: SOUZA, Katarine Lara Silva de. Aplicação do método FMEA no Restaurante Superperto Gourmet. 2014. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Com um mercado extremamente competitivo e com clientes cada vez mais exigentes, as empresas procuram, constantemente, a inovação em seus processos de fabricação, buscando, neste aspecto, maior qualidade e confiabilidade em seus produtos, através de sistemas de prevenção de falhas. Uma das ferramentas da Gestão da Qualidade que atende a estes requisitos é o método da FMEA (Análise de Modo e Efeitos de Falha), utilizado para indicar os possíveis modos de falha em um determinado processo, agindo preventivamente para eliminação dos mesmos. O presente trabalho apresenta estudos realizados em um restaurante, com base no método mencionado anteriormente. Logo, procura-se passar uma visão clara e eficiente sobre os conceitos de Qualidade, características da metodologia FMEA e sua aplicabilidade prática no desenvolvimento do trabalho em questão. Por oportuno, tal estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória descritiva, subtipo como estudo de caso. Esta análise contemplou uma pesquisa interna de modo a identificar as falhas pertinentes ao local estudado, objetivando avaliar os resultados e, posteriormente, criar ações que pudessem preveni-las e/ou evitá-las, procurando mostrar que a FMEA pode ser uma opção inovadora para a garantia da qualidade, segurança e sucesso de empresas que estão voltadas para o ramo alimentício, sendo tão eficaz quanto outras metodologias existentes. Portanto, graças aos resultados obtidos, através das análises desta pesquisa, foi possível confirmar a eficácia do método, propondo, assim, melhorias significativas ao restaurante, de modo a contribuir para uma eficiente prestação de serviço e fornecimento de alimentos submetidos a um rígido controle de qualidade, tornando-o um diferencial com relação as empresas deste ramo.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Antônio Carlos Ferreira (UFRN) e Leandro Trigueiro Fernandes (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/847
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KatarineLSS_Monografia.pdfTexto completo807.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.