Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/846
Título: Condições de trabalho e suas possíveis repercussões na saúde dos profissionais de uma indústria de confecções
Autor(es): SOUZA, Karla Kamila Reinaldo de
Palavras-chave: Categorias das condições de trabalho;Condições de trabalho na indústria de confecção;Saúde
Data do documento: Mai-2014
Editor: Administração
Referência: SOUZA, Karla Kamila Reinaldo de. Condições de trabalho e suas possíveis repercussões na saúde dos profissionais de uma indústria de confecções. 2014. 112f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: A presente pesquisa teve por objetivo geral verificar as condições de trabalho e seus possíveis reflexos na saúde dos profissionais de uma indústria de confecção do vestuário, localizada na cidade de Campina Grande - PB. Foram utilizadas no embasamento teórico as categorias de condições de trabalho elaboradas por Borges et all, (2013): condições contratuais e jurídicas, condições físicas e materiais, condições dos processos e das características do trabalho e as condições do ambiente socio gerencial. Apoiou-se também em estudos sobre condições de trabalho com respeito à prevenção, manutenção e reabilitação da saúde dos trabalhadores. Para a obtenção de dados foi aplicado um questionário adaptado do modelo de Borges et all, (2013), em modo virtual com auxílio da ferramenta google docs. Pelos resultados desta pesquisa foi possível constatar que todos os aspectos inerentes às categorias de trabalho podem influenciar nas condições gerais de saúde dos trabalhadores. Entre os inúmeros riscos os quais vivenciam o trabalhador de uma indústria têxtil pode-se citar o risco físico (ruído, vibração, radiação e extremos de temperatura); risco químico (poeira, substâncias perigosas e corantes); risco mecânico (acidentes com máquinas e quedas); risco ergonômico (postura inadequada, movimentos repetitivos e esforço físico); risco psicossocial (estresse, cobrança e insatisfação) entre outros que trazem malefícios à saúde que vão além dos visíveis e mensuráveis.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora as Professoras Patrícia Whebber Souza de Oliveira (UFRN) e Maria Tereza Pires Costa (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/846
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarlaKRS_Monografia.pdfTexto completo1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.