Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8455
Título: Avaliação dos efeitos da capacitação do servidor público no Rio Grande do Norte: um estudo na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales
Autor(es): Silva, Isabel Manzini Costa e
Palavras-chave: Administração pública;Capacitação do servidor público;Escolas de Governo
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Isabel Manzini Costa e. Avaliação dos efeitos da capacitação do servidor público no Rio Grande do Norte: um estudo na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales. 2018. 51f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, 2018.
Resumo: Essa monografia analisa os efeitos dos cursos de Especialização oferecidos pela Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales para o desenvolvimento do servidor e dos serviços públicos do Rio Grande do Norte. Para tanto, teve como objetivos específicos: a) Traçar o perfil dos servidores públicos especializados pela Escola de Governo; b) Identificar a percepção dos servidores públicos especializados sobre as habilidades e competências adquiridas pela especialização; c) Verificar a aplicabilidade das habilidades e competências profissionais adquiridas na especialização e seus fatores limitantes na percepção dos servidores públicos especializados; e d) Identificar as contribuições dos cursos de especialização na vida pessoal e profissional dos servidores.Metodologicamente, de acordo com esses fins,essa pesquisa se classifica como sendo exploratória-descritiva, adotando uma abordagem quantitativa. Utiliza como estratégia de pesquisa o estudo de caso e o levantamento junto aos servidores especializados pela Escola de Governo. Após a pesquisa realizada avalia-se que os cursos de Especialização oferecidos pela Escola de Governo Cardeal Dom .Eugênio de Araújo Sales tem contribuído satisfatoriamente, na perspectiva do servidor público entrevistado, para desenvolvimento do servidor e dos serviços públicos do Rio Grande do Norte, na medida em que permitiu com que os servidores adquirissem habilidades e competências essenciais ao serviço público, bem como para sua vida pessoal. Os principais efeitos percebidos foram: o maior reconhecimento da importância do serviço público, melhorias na qualidade do trabalho e dos resultados, maior capacidade de identificar problemas, maior eficiência no desenvolvimento das atividades e maior qualidade nos serviços prestados. Demonstrando que a Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales vem atuando para cumprir seu objetivo institucional de promover a valorização do servidor público do Rio Grande do Norte, através de um programa permanente de capacitação, ampliando o nível de qualidade, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados ao cidadão.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8455
Outros identificadores: 2014086889
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaodosEfeitos_Silva_2018.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.