Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8454
Título: Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA
Autor(es): Silva, Availdo Pequeno da
Palavras-chave: Estratégias genéricas;Concorrência;Competitividade;Vantagem competitiva
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Availdo Pequeno da. Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA. 2018. 44f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal/RN, 2018.
Resumo: Para a empresa que tenta possuir um modelo de gestão adequado, todos os seus gestores tem por obrigação desenvolver um planejamento estratégico bem alinhado, para atender todas as necessidades referente aos clientes e gerando lucro com melhoria da empresa e sua imagem no mercado competitivo. Como forma de sobrevivência no cenário mercadológico é de extrema importância analisar estrategicamente a maneira mais eficiente de como gerir os negócios de frente com as oportunidades e ameaças, para a empresa atingir seu objetivo desejado. Logo, o presente trabalho faz apresentação das estratégias que podem ser adotadas de maneira eficaz por uma empresa que possua foco nas Estratégias Competitivas e Genéricas em relação ao modelo de Michael E. Porter, e também na identificação em qual delas é acolhida pela TECNARÃO – Tecnologia de Camarão LTDA, empresa pela qual atua no setor de carcinicultura contendo posição de destaque em qualidade e também em credibilidade dentro do mercado interno e externo. Presente nas empresas, as forças competitivas que são determinadas como: entrantes potencias, o poder de barganha dos fornecedores, a capacidade de negociação com os compradores, a pressão por substitutos e a rivalidade entre os concorrentes. Para superar as ameaças no mercado Porter determina três estratégias genéricas: liderança de custos, diferenciação e também o enfoque, que foram abordadas de forma detalhada no desenvolvimento do trabalho com a finalidade de investigar quais delas tem sido acolhida pela TECNARÃO, o qual não está apresentando um plano estratégico formal. Foram utilizados indicadores arquétipos presentes na pesquisa de forma qualitativa da dissertação do Francisco Bráulio da Fonseca Bacurau, e partir daí realizada uma entrevista de forma semiaberta ao Gerente Administrativo da empresa. Em todas as respostas fornecidas, houve a conclusão que a empresa em estudo adota a “diferenciação” como estratégia presente em seu plano de negócio, mostrando que até no setor da carcinicultura é necessário possuir estratégias para lidar com a concorrência mercadológica, a fim de fornecer um produto de qualidade e sempre buscando a melhoria continua das técnicas utilizadas no cultivo do camarão, tornando assim o setor mais competitivo.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8454
Outros identificadores: 2013092756
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstrategiaCompetitiva_Silva_2018.pdf457,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.