Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8453
Título: Reabilitação urbana como estratégia para desenvolver o comércio da região central de Natal
Autor(es): Bertrand, Camilla Schultz
Palavras-chave: Reabilitação urbana;Habitação;Caminhabilidade;Dimensão humana
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BERTRAND, Camilla Schultz. Reabilitação urbana como estratégia para desenvolver o comércio da região central de Natal. 2018. 55f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas. Natal, RN, 2018.
Resumo: O presente trabalho apresenta como objetivo geral demonstrar que a reabilitação urbana é uma alternativa para desenvolver o comércio da região central da cidade de Natal/RN. A pesquisa se caracteriza como exploratória na modalidade de pesquisa bibliográfica. Inicialmente delimitou-se o significado de área central e seus entornos e como ocorreu o processo de centralização nas cidades brasileiras e a posterior descentralização através da evasão dos centros urbanos e da suburbanização. Após a caracterização desses processos, demonstrou-se em que consiste a reabilitação urbana e quais os mecanismos que podem ser utilizados para se transformar as áreas centrais debilitadas. Evidenciou-se como alternativas a reabilitação urbana com foco na habitação social e no retrofit, a caminhabilidade e a devolução da cidade às pessoas, privilegiando a dimensão humana no desenho urbano. Posteriormente, buscou-se traçar uma agenda de ações para o centro da cidade de Natal, com base nas ideias apresentadas, objetivando incrementar a presença da população e, consequentemente, o comércio da região. Por fim, com base nos exemplos apresentados, observou-se que existe sim alternativas viáveis que possam fazer a diferença na (re)atração de pessoas e no crescimento do comercio da região central da cidade de Natal/RN.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8453
Outros identificadores: 2013036800
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReabilitacaoUrbana_Bertrand_2018.pdf731,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.