Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8445
Title: Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing
Authors: Lima, Bruna Carolina Bezerra
Keywords: Endomarketing;Trocas;Satisfação;Público interno;Benefícios
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Bruna Carolina Bezerra. Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing. 2018. 64f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal/RN, 2018.
Portuguese Abstract: A presente monografia traz como tema o endomarketing, que é o marketing aplicado internamente nas empresas fazendo uso de metodologias próprias na gestão dos colaboradores, os quais oferecem em troca empenho para alavancar o sucesso organizacional. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção do público interno de uma empresa de energia eólica com relação às condições de trabalho sob a perspectiva do endomarketing. Para tanto foi realizado um survey através de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo junto ao quadro de funcionários da organização, com 26 colaboradores amostrados em um universo de 34 empregados. Na pesquisa aplicada em forma de questionário, foram analisadas quais as necessidades e desejos que os empregados buscam satisfazer nas relações de troca com a empresa, assim como sua expectativa dentro da organização e a realidade da empresa do ponto de vista dos empregados. Os resultados indicam características positivas esperadas pela observação direta, mas ratificada cientificamente pelo conteúdo dos dados coletados e quantificados. A análise realizada e a relevância do endomarketing nas empresas reflete diretamente os resultados da realidade prática, fato este que comprova a sua importância para a pesquisadora e para as organizações como instrumento de progressão social do homem.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8445
Other Identifiers: 2013030619
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analisedasrelacoes_Lima_2018.pdf992,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.