Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8442
Title: Concepção de escritório de projetos e metodologia de gerenciamento de portfólio: um estudo de caso na Justiça Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Gandour, Daniel Teixeira
Keywords: Gestão de portfólio;Escritório de projetos;Gestão de projetos;Instituições públicas
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GANDOUR, Daniel Teixeira. Concepção de escritório de projetos e metodologia de gerenciamento de portfólio: um estudo de caso na Justiça Federal do Rio Grande do Norte. 2018. 46f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal/RN, 2018.
Portuguese Abstract: Tendo em vista o enfoque cada vez maior das organizações, tanto privadas quanto públicas, no gerenciamento de projetos como forma de melhorar sua competitividade e aprimorar suas entregas, cria-se uma necessidade de melhor controlar seus projetos, certificam-se que estão alinhados com a estratégia organizacional. Pretendendo contribuir com estudos empíricos voltados às boas práticas de gestão de projetos na área pública, este trabalho tem como objetivo formatar uma metodologia para o gerenciamento de projetos da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, capaz de melhorar a eficiência na gestão do portfólio de projetos da organização. Para tanto, propondo a normatização do escritório de projetos, uma nova metodologia de gestão de portfólio e aplicação os novos métodos propostos, propondo o primeiro Portfólio oficial de projetos da JFRN. De forma a atingir estes objetivos, foi feita uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, por meio da participação conjunta entre pesquisador e instituição a fim de levantar as necessidades organizacionais e aplicar os conceitos aplicáveis de gestão de projetos disponíveis na literatura. Como resultados foi possível construir um modelo de escritório de projetos que se adaptasse às suas necessidades, além da metodologia de portfólio, aplicada após sua formatação. Destaca-se que estes tópicos não foram apenas teorizados, mas se tornaram realidade dentro deste órgão, tendo sido aceites e patrocinados pelos gestores da instituição. Como sugestão de estudos futuros, sugere-se analisar os impactos resultantes das metodologias implantadas e a replicação em outras instituições do país.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8442
Other Identifiers: 2011034172
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConcepcaodeEscritorio_Gandour_2018.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.