Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/844
Título: Responsabilidade social corporativa: estudo no SESC Rio Grande do Norte
Autor(es): SILVA, Juan Jefferson Medeiros da
Palavras-chave: Responsabilidade social interna e externa;Stakeholders;Serviço social do comércio
Data do documento: 19-Dez-2013
Editor: Administração
Referência: SILVA, Juan Jefferson Medeiros da. Responsabilidade social corporativa: estudo no SESC Rio Grande do Norte. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Em função das demandas sociais latentes, que não são supridas pelo Estado, surge a Responsabilidade Social Empresarial, que visa a integração da empresa como entidade social que é, na busca de melhorias aos problemas existentes. Os stakeholders compõem todos os envolvidos nas ações de interação que a empresa possui com a sociedade, englobam desde os funcionários e seus colaboradores, até comunidade entorno da empresa, concorrentes, poder público, fornecedores, dentre outros. A busca pela qualificação social, torna-se indispensável para que as empresas se mantenham competitivas no mercado atual, a sociedade cada vez mais cobra das empresas respostas aos problemas, muitas vezes causados pela atuação empresarial. Atender a essa cobrança de forma satisfatória, torna-se um desafio, que deve ser encarado com políticas de gestão da responsabilidade social, tanto interna como externa. Nesse sentido essa pesquisa teve o objetivo analisar as ações de responsabilidade social da empresa SESC RN, instituição de direito privado que, oferece à sua clientela, trabalhadores do setor do comércio de bens, serviços e turismo, programas e atividades, que visam a melhoria da qualidade de vida. A pesquisa tem caráter qualitativo. Os dados secundários foram colhidos através de pesquisa bibliográfica e documental, e os dados primários foram coletados através da aplicação de questionários semi-estruturados aos colaboradores do SESC RN. A pesquisa evidenciou um nível médio na avaliação da gestão da responsabilidade social interna da empresa, o que serve de alerta aos gestores para que tomem algumas providências, e mudem a forma de gestão de suas políticas internas, no intuito de melhorar seu nível de avaliação. Em relação à gestão da responsabilidade social externa, a pesquisa evidenciou que a empresa SESC RN, possui uma boa gestão de suas ações, priorizando sempre o maior retorno social, alcançado com o emprego de menor quantidade de recursos financeiros e eficiência das ações.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores João Paulo Damásio Sales (UFRN) e Juarez Azevedo de Paiva (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/844
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JuanJMS_Monografia.pdfTexto completo506,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.