Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8431
Title: Debatendo a Violência Contra a Mulher e a Rede de Enfrentamento no município de Santa Cruz/RN
Authors: Débora Kaynara Ferreira Dantas
Keywords: Violência Contra a Mulher (50239);Direitos da Mulher (D014933);Gestão em Saúde (34024);Políticas Públicas em Saúde (50207)
Issue Date: 14-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DANTAS, Débora Kaynara Ferreira. Debatendo a Violência Contra a Mulher e a Rede de Enfrentamento no município de Santa Cruz/RN. 2018. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2018.
Portuguese Abstract: INTRODUÇÃO: Esse trabalho se dedica a estudar a Rede de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher no município de Santa Cruz/RN. Tendo em vista que a relevância do tema no cenário mundial, sendo considerada uma das formas de violação dos direitos humanos da mulher e de gênero. OBJETIVOS: Identificar a Rede de Enfrentamento à Mulher Vítima de Violência no município de Santa Cruz/RN. DELINEAMENTO METODOLÓGICO: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa. Desenvolvido com 9 gestores e representantes que compõem a rede do município. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), sob o Parecer 2.895.695. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada com questões abertas, no período de novembro a dezembro de 2018. Analise de conteúdo temática, na qual emergiu na categoria temática central: Sistema organizacional e estrutural das instituições, identificou-se dois núcleos de sentido: Eixo da funcionalidade/assistência da instituição e articulação com as Redes e as Fragilidades e Enfrentamento frente à Mulher em Situação de Violência. RESULTADOS E DISCUSSÃO: No Eixo da funcionalidade/assistência evidenciou-se que os atendimentos/acolhimentos ocorrem e após são realizados os encaminhamentos de acordo com o caso; os entrevistados apontam que a mulher é assistida, porém, o processo de trabalho em rede ocorre de forma desarticulada, e a transversalidade não é efetivada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo apontou subsídios para o fortalecimento da rede, e formulação de estratégias para ser garantido os direitos da mulher, mesmo diante as fragilidades existentes.
Abstract: INTRODUÇÃO: Esse trabalho se dedica a estudar a Rede de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher no município de Santa Cruz/RN. Tendo em vista que a relevância do tema no cenário mundial, sendo considerada uma das formas de violação dos direitos humanos da mulher e de gênero. OBJETIVOS: Identificar a Rede de Enfrentamento à Mulher Vítima de Violência no município de Santa Cruz/RN. DELINEAMENTO METODOLÓGICO: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa. Desenvolvido com 9 gestores e representantes que compõem a rede do município. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), sob o Parecer 2.895.695. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada com questões abertas, no período de novembro a dezembro de 2018. Analise de conteúdo temática, na qual emergiu na categoria temática central: Sistema organizacional e estrutural das instituições, identificou-se dois núcleos de sentido: Eixo da funcionalidade/assistência da instituição e articulação com as Redes e as Fragilidades e Enfrentamento frente à Mulher em Situação de Violência. RESULTADOS E DISCUSSÃO: No Eixo da funcionalidade/assistência evidenciou-se que os atendimentos/acolhimentos ocorrem e após são realizados os encaminhamentos de acordo com o caso; os entrevistados apontam que a mulher é assistida, porém, o processo de trabalho em rede ocorre de forma desarticulada, e a transversalidade não é efetivada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo apontou subsídios para o fortalecimento da rede, e formulação de estratégias para ser garantido os direitos da mulher, mesmo diante as fragilidades existentes.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8431
Other Identifiers: 20150105293
Appears in Collections:FACISA - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA_DEBATENDO_A_ VIOLENCIA_CONTRA_A_MULHER_NO_MUNICIPIO_DE_SANTA_CRUZ.pdfDebatendo a Violência Contra a Mulher e a Rede de Enfrentamento no município de Santa Cruz/RN963.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons