Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/842
Título: Influência da divulgação contábil no retorno financeiro das ações das companhias abertas brasileiras
Autor(es): Silva, Jonathan Victor Lopes da
Palavras-chave: Informações contábeis;Parecer dos auditores;Retorno financeiro
Data do documento: 2014
Editor: Administração
Referência: SILVA, Jonathan Victor Lopes da. Influência da divulgação contábil no retorno financeiro das ações das companhias abertas brasileiras. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: A análise das demonstrações contábeis oferece condições para uma avaliação da situação patrimonial e financeira da empresa proporcionando ao usuário melhores condições para a tomada de decisão. Dessa forma, a análise das Informações contábeis é uma das ferramentas utilizadas pelos investidores para as decisões de investimentos, juntamente com os pareceres de auditoria independente que dão uma confiabilidade maior as tomadas de decisões dos usuários. Nesta perspectiva, pretende-se com essa pesquisa ampliar a discussão acerca da efetividade das Demonstrações Contábeis a partir da análise da relevância da divulgação da informação contábil na variação retornos financeiros das ações no mercado brasileiro. Assim, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar o impacto da divulgação da informação contábil na variação dos retornos das ações das companhias abertas do segmento da construção civil, tendo como período de análise os anos de 2008 a 2012. Para tanto, o estudo caracteriza-se como descritivo, os procedimentos adotados na coleta dos dados são o bibliográfico e o documental. Os resultados da análise proposta apontam que apesar de algumas inferências que apresentam correlação entre a divulgação dos Relatórios Contábeis e o retorno financeiro das ações das companhias abertas pesquisadas, não se pode afirmar com veemência que a variação decorreu exclusivamente por conta das informações contábeis, tendo em vista que foram identificadas poucas situações onde essa correlação se apresentou de forma mais evidente.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores Gabriel Martins de Araújo Filho (UFRN) e Fernando Roberto Cavalcante Bandeira do Amaral (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/842
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InfluenciaDaDivulgacao_Silva_2014Texto completo572,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.