Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8409
Title: Curadoria de conteúdos: aplicabilidade nas bibliotecas universitárias
Authors: Silva, Mario Carlos da
Keywords: Excesso de informação;Ambiente digital;Estratégias de marketing;Curadoria de informação;Bibliotecas universitárias
Issue Date: Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Mario Carlos da. Curadoria de conteúdos: aplicabilidade nas bibliotecas universitárias. 2018. 53f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O excesso de informações existentes nos ambientes digitais, causados sobretudo pelo advento da Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) fez com que houvesse necessidade de criação de estratégias diferenciadas em torno da organização e difusão da informação. Uma destas estratégias é a curadoria da informação que é expressa em diferentes formatos e aplicada a contextos variados. Este trabalho visa em geral discorrer a respeito da curadoria de conteúdos e sua aplicabilidade nas bibliotecas universitárias. Neste contexto, corrobora a ideia de que a curadoria é uma estratégia utilizada e expressa por meio do marketing de relacionamento nestas unidades de informação. Especificamente visa identificar os principais conceitos relacionados a curadoria de forma geral, e de forma particular, a curadoria de conteúdos; apontar na literatura científica da área o surgimento e evolução do conceito bem como indicar as possibilidades de aplicação da curadoria de conteúdos como estratégia de marketing em bibliotecas universitárias. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, com a aplicação do método do tipo indutivo, com abordagem qualitativa. Conclui afirmando que a curadoria é uma excelente estratégia que visa à organização e a difusão de conteúdos informacionais com a potencialidade de ser utilizada como estratégia alinhada às ações de marketing em unidades de informação com vistas a atrair e fidelizar os usuários de informação. Ressalta ainda a necessidade de aplicação destes preceitos por parte de profissionais a fim de cumprirem com os objetivos organizacionais propostos pela unidade de informação acadêmica.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8409
Other Identifiers: 2013026385
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CuradoriadeConteudos_Silva_2018.pdf783.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons