Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/837
Título: Formação ética do administrador: uma análise do curso de administração da UFRN (Campus central)
Autor(es): SANTOS, Francisco Geovani dos
Palavras-chave: Ética;Administração;Formação ética de administradores
Data do documento: 2014
Editor: Administração
Referência: SANTOS, Francisco Geovani dos. Formação ética do administrador: uma análise do curso de administração da UFRN (Campus central). 2014. 121f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Desde as primeiras civilizações humanas, se estabelecem regras ou valores socioculturais mútuos, no intuito de sustentar as relações sociais no que viria a se chamar de moral social ou moral dos bons costumes. A ética surge então como ciência destinada ao estudo da moral e de sua aplicação ao comportamento social. É de se esperar que todos os cidadãos se comportem de maneira ética, respeitando e prezando por atitudes morais que visem o bem-estar social. No caso do profissional Administrador essa exigência é ainda maior, tendo em vista a complexidade e o impacto social desta atividade. Por isso, proliferam-se as discussões sobre a formação ética de administradores, como uma questão fundamentalmente importante. Neste sentido, esta pesquisa se propõe a investigar qual o impacto do curso de Graduação em Administração da UFRN na formação ética dos Administradores graduados na Instituição. Os objetivos específicos estão voltados para delinear a conduta proposta e esperada para um Administrador ético, a partir da análise do Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA); compreender quais e como os elementos/instrumentos de formação ética são utilizados no decorrer do curso; conhecer a visão dos discentes concluintes do curso em relação à formação ética do administrador abordada no decorrer do curso; identificar o perfil dos pesquisados; e, diagnosticar as possíveis deficiências na formação ética do Administrador, a partir da análise do Curso de Administração da UFRN e da visão dos pesquisados. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se, quanto aos fins, como exploratória e descritiva; e quanto aos meios, como bibliográfia e de campo, obtendo os dados através de publicações e por meio de questionário aplicado em campo. Os resultados mostram que a estrutura curricular do curso, bem como os instrumentos de estudo e a metodologia utilizada, são deficitários em trabalhar a formação ética dos alunos. Além disso, constatou-se também que o estímulo à ética, por parte dos professores, ainda ocorre pouco. Verifica-se que o curso de Administração da UFRN (campus central) tem exercido um impacto pequeno, muito aquém do devido e do esperado, na formação ética dos alunos graduados na referia instituição.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores Matilde Medeiros de Araújo (UFRN) e Sônia Regina de Macêdo Ribeiro (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/837
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscoGS_Monografia.pdfTexto completo1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.