Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/836
Título: Aplicação de um modelo de gestão de estoques integrado a previsão de demanda em uma empresa do setor varejista em Natal
Autor(es): GUARESCHI, Flávia Gomes
Palavras-chave: Gestão de estoques;Classificação ABC;Método lexicográfico;Previsão da demanda;MMEP1;Setor varejista
Data do documento: 11-Jun-2014
Editor: Administração
Referência: GUARESCHI, Flávia Gomes. Aplicação de um modelo de gestão de estoques integrado a previsão de demanda em uma empresa do setor varejista em Natal. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: O setor do comércio, especificamente o de varejo, ocupa um lugar de destaque para o desenvolvimento econômico e social do país, movimentando bens direcionados às necessidades humanas. O processo de gestão de estoques tem assumido grande relevância, apontando seu caráter estratégico de potencial redutor de custos e propulsor de inovações tecnológicas e organizacionais das empresas de varejo. A questão básica a ser tratada, no presente trabalho, é a forma como pode ser realizada uma classificação dos estoques de uma empresa à luz de múltiplos critérios, no sentido de auxiliar a gestão de estoque, bem como a previsão da demanda. Portanto, este trabalho apresenta o uso de um modelo de classificação multicritério, para o processo de gestão de estoques, visando classificar o estoque de uma pequena empresa do setor varejista na cidade do Natal - RN em três categorias e visando uma previsão da demanda mais acurada. O método utilizado para classificação do estoque em grupos A, B e C foi o Método Lexicográfico e, para a previsão da demanda dos artigos do grupo A, o Modelo de Previsão da Demanda Média Móvel Exponencialmente Ponderada de 1ª Ordem com sazonalidade. Depois de utilizadas estas duas ferramentas, foi possível perceber que existem maneiras mais eficientes de se gerir o estoque e prever a demanda, em comparação com os métodos adotados atualmente pela empresa em estudo.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores Carlos David Cequeira Feitor (UFRN) e Josué Vitor de Medeiros Júnior (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/836
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FláviaGG_Monografia.pdfTexto completo680,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.