Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/835
Título: Clima organizacional e satisfação: o caso Companhia de Serviços Urbanos de Natal - URBANA
Autor(es): MEDEIROS, Denis de Lima
Palavras-chave: Clima organizacional;Organização;Gestão
Data do documento: 29-Mai-2014
Editor: Administração
Referência: MEDEIROS, Denis de Lima. Clima organizacional e satisfação: o caso Companhia de Serviços Urbanos de Natal - URBANA. 2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: O tema clima organizacional tem sido objeto de estudo nos últimos anos no meio empresarial, nos órgãos públicos e no meio acadêmico, pois oferece oportunidade para a identificação e análise de diversos aspectos da organização, tais como estilos de liderança, a comunicação organizacional, o grau de satisfação e motivação dos funcionários. O conhecimento de tais aspectos propicia a gestão da empresa uma maior e melhor possibilidade de gerenciamento da organização. Por esta razão pode se observar que o clima organizacional é imprescindível para qualquer organização. Este estudo analisa o clima organizacional com uma pesquisa de analise de clima na Cia de Serviços urbanos de Natal e objetiva a identificar os fatores que influenciam o clima organizacional dos funcionários do setor operacional da Urbana. A metodologia de pesquisa compreende a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo em todo setor de operações da organização. A pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo estudo de caso de natureza quantitativa descritiva através do uso de questionários baseados a bibliografia existente. O estudo concluiu que avaliar o clima organizacional permite aos gestores meios práticos para tomada de decisão. É importante salientar que embora as funções estudadas sejam as partes mais operacionais da empresa ficou evidenciado que eles estão havidos por crescimento e auto realização, pois, em qualquer organização é preciso observar estes fatores no que se refere à distribuição de oportunidades, pois os funcionários esperam senso de justiça perante seus gestores e dependendo do tratamento desses fatores pode alterar sem duvidas o grau de satisfação dos envolvidos.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores Antônio Carlos Ferreira (UFRN) e Leandro Trigueiro Fernandes (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/835
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DenisLM_Monografia.pdfTexto completo741,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.