Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/833
Title: A modalidade empresarial MEI: um estudo dos resultados práticos após 5 anos de existência
Authors: BORGES, Alex Magno Souto
Keywords: MEI;Empreendedorismo;Informalidade
Issue Date: 6-Jun-2014
Publisher: Administração
Citation: BORGES, Alex Magno Souto. A modalidade empresarial MEI: um estudo dos resultados práticos após 5 anos de existência. 2014. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Diante de um mercado extremamente competitivo, o mercado de trabalho tradicional cada vez mais disputado, e o alto índice de informalidade, foi criado em 2008 uma nova modalidade empresarial, o Microempreendedor Individual, que por sua vez, visa o incentivo a formalização de milhões de negócios. Sendo assim, este estudo se propõe verificar os resultados práticos da modalidade empresarial MEI (Microempreendedor Individual) em âmbito nacional, no tocante a economia e sociedade. A metodologia deste estudo é caracterizada por ser um estudo exploratório descritivo. O estudo tomou como base uma pesquisa realizada pelo SEBRAE em âmbito nacional, que por sua vez avaliou os impactos e benefícios do MEI (Microempreendedor Individual), por meio de questionamentos, feitos pela pesquisa original. Através da mesma, o presente estudo concluiu que o Microempreendedor Individual em seus 5 primeiros anos de existência, se mostrou uma política pública eficiente no combate a informalidade e que apesar de não combater de forma direta o desemprego, contribui para o desenvolvimento da economia e dá contribuições indiretas ao combate do mesmo.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Marcelo Rique Caricio (UFRN) e Adrianne Paula Vieira de Andrade (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/833
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlexMSB_Monografia.pdfTexto completo1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.