Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8322
Title: Compreender as experiências e motivações de anfitriões sobre a hospedagem de intercambistas do programa lar global da AIESEC-Natal na ótica da teoria da dádiva
Authors: Araújo, Rissia Caroline Xavier de
Keywords: Experiências e motivações de anfitriões;Intercâmbio de hospitalidade;AIESEC;Voluntariado;Lar global
Issue Date: Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAUJO, Rissia Caroline Xavier de. Compreender as experiências e motivações de anfitriões sobre a hospedagem de intercambistas do programa lar global da AIESEC-Natal na ótica da teoria da dádiva. 2018. 55f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal/RN, 2018.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem como objetivo descrever as experiências e motivações de hospedagem de anfitriões do Programa Lar Global da AIESEC-Natal na perspectiva de anfitriões (hosts) desse programa. A AIESEC é uma organização do terceiro setor que tem três produtos como base, o Voluntário, Empreendedor e Talento Global, o qual no voluntário e no empreendedor há o programa lar global, que tem a vertente totalmente voluntária e que é o enfoque neste trabalho. O marco teórico utilizado é o da Teoria da Dádiva (MAUSS, 2003). A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo a narrativa como abordagem metodológica. Na coleta de dados, utilizou-se o método de entrevista semiestruturada junto a dez anfitriões. A análise das entrevistas foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo, além disso, ocorreu a separação do conteúdo bruto para o conteúdo mais refinado, facilitando a análise deste. Como um dos resultados deste trabalho, foi possível perceber que a teoria da dádiva se amolda ao universo das experiências dos hosts, visto que o “dar, receber e retribuir” que este programa proporciona para os participantes é um componente principal para as motivações destes hospedarem de forma totalmente gratuita. Além disso, evidenciou-se que a troca cultural é o fator primordial para que essas experiências sejam de fato transformadas em satisfatórias e recomendáveis.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8322
Other Identifiers: 2014086790
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CompreenderAsExperiencias_Araujo_2018.pdf855.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.