Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8304
Title: Uma experiência com o coco de roda no treinamento e ensino de teatro.
Authors: Silva, Irielly Letícia Brito da
Keywords: Coco de Roda;Ensino de Teatro;Cultura Popular;Coco na Escola;Treinamento
Issue Date: 10-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Irielly Letícia Brito da. Uma experiência com o coco de roda no treinamento e ensino de teatro. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O presente artigo retrata o encontro da discente/pesquisadora com a manifestação popular do coco de roda, desde o conhecimento da sua existência, a pesquisa acerca da manifestação até a utilização do coco como ferramenta pedagógica para o ensino do teatro. A discente relata as experiências com o coco de roda e o ensino de teatro no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, o programa Trilhas Potiguares, o projeto Auto de São Miguel Arcanjo, bem como nos Estágios Supervisionados de Formação de Professores da Licenciatura em Teatro da UFRN. A partir de uma metodologia empírica, que analisou tais experiências, e de pesquisa bibliográfica, a discente pôde identificar na brincadeira popular diversas contribuições para o ensino do teatro e treinamento teatral, além da descoberta da suma importância de manter o coco de roda vivo e pulsante, como manifestação de resistência.
Abstract: This article represents the meeting of the student/researcher with the popular dance of coco de roda, from the knowledge of its existence, the research about the tradition to the use of coco as a pedagogical tool in theater teaching. The student describes the experiences with the coco and the teaching of theater in the Institutional Program of Initiation to Teaching - PIBID, the program Trilhas Potiguares, the project Auto of São Miguel Arcanjo, as well as in the Supervised Teacher Training Stages of the UFRN Theater Degree. From an empirical methodology, that analyzed such experiences, and from a bibliographical research, the student was able to identify in the popular dance many contributions to the teaching of theater and theater training, as well as the discovery of the importance of keeping the coco alive and pulsing, as an expression of resistance.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8304
Other Identifiers: 2015071862
Appears in Collections:Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma experiência com o coco de roda, Silva, 2018..pdfMonogfrafia_Silva_2018.763,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons