Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8287
Title: A reforma trabalhista e o impacto da lei 13.467/17 sobre os contratos intermitentes: inovações e riscos para as empresas dos seguimentos de supermercados e comercio varejista de Natal/RN
Authors: Oliveira, Ana Mikaele Feitosa
Keywords: Consolidação das leis do trabalho;Contrato intermitente;Lei n° 13.467/2017
Issue Date: 12-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Ana Mikaele Feitosa. A reforma trabalhista e o impacto da lei 13.467/17 sobre os contratos intermitentes: Inovações e riscos para as empresas dos seguimentos de supermercados e comercio varejista de Natal/RN. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O presente estudo tem por objetivo apresentar quais os impactos financeiros e legais do contrato intermitente para os segmentos de Supermercados e Comércio Varejista de Natal/RN. A Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017, trouxe inúmeras alterações à Consolidação das Leis do Trabalho. Uma delas foi a flexibilização das relações existentes nos novos tipos de contratos de trabalho. Fundamentou-se em uma pesquisa de natureza descritiva e qualitativa. Metodologicamente realizada uma simulação com dois tipos de contrato de trabalho, o do tipo mais utilizado pelas empresas nos dias de hoje, que é o contrato por tempo indeterminado e o novo modelo o contrato tipo Intermitente. Diante da análise realizada, foi possível observar que existem impactos positivos, no que se refere aos custos da contratação do trabalhador tipo intermitente, comparados à contratação por tempo indeterminado. Finalizou-se com a apresentação dos custos analiticamente apresentado de Folha de pagamento e verbas rescisórias. Foi verificado que o contrato do tipo Intermitente foi bem sucedido, em detrimento ao do custo total da folha de pagamento, influenciando diretamente no lucro líquido e impostos sobre ele incidentes, os quais sofreram variações pertinentes.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8287
Other Identifiers: 2011061133
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReformaTrabalhista_Oliveira_2018585.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons