Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8258
Title: O brincar, a dança e a criança: possibilidades de ensino na infância.
Authors: Amaro, Andressa Carla dos Santos Barbosa
Keywords: Dança;Infância;Brincar
Issue Date: 10-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: AMARO, Andressa Carla dos Santos Barbosa. O brincar, a dança e a criança: possibilidades de ensino na infância. 2018. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este trabalho objetiva discutir acerca do ensino da dança na infância tendo o brincar como fundamento que sustenta a ação pedagógica. A natureza da pesquisa se pauta na metodologia de cunho qualitativo de natureza descritiva sob o viés do diálogo com experiências em desenvolvimento pela autora na instituição do Núcleo de Dançado Balé Municipal de Parnamirim/RN e da interlocução com autores (as) que trazem contribuições para pensar o ensinar e o aprender da dança para crianças. A presença do lúdico contribui na aprendizagem para que esse corpo do Infante junto ao seu convívio social torne-se um meio de comunicação e expressão. A inserção do brincar na dança favorece os processos de ensino, facilita a percepção do corpo, do movimento e do espaço, além de ampliar as interações do aprendiz consigo mesmo e com as outras crianças e o seu entorno.
Abstract: This paper aims to discuss the teaching of dance in childhood and playing as the foundation that supports the educational action. The nature of the research is based on the qualitative methodology of a descriptive nature under the guidance of dialogue with experiences in development by the author in the institution of the Dance Nucleus of the Municipal Ballet of Parnamirim-RN and the dialogue with authors who bring contributions to the thinking with regards to teaching and learning of dance for children. The presence of the playing contributes in the learning so that this body of the child within its social life becomes a means of communication and expression. The insertion of play in dance favors teaching processes, facilitates the perception of body, perception of the movement and space, as well as broadening the learner's interactions with himself and with other children and his surroundings.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8258
Other Identifiers: 2015039462
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-VERSÃO FINAL ANDRESSA-com ficha.pdfMonografia de Conclusão de Curso - O brincar, a dança e a criança : possibilidades de ensino na infância273.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons