Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8254
Title: A competência em informação dos estudantes do ensino fundamental: visão dos professores da rede pública de ensino em Natal
Authors: Inácio, Maria Jane Chelly de Oliveira
Keywords: Competência em informação;Ensino fundamental;Biblioteca escolar;Bibliotecário
Issue Date: 13-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: INÁCIO, Maria Jane Chelly de Oliveira. A competência em informação dos estudantes do ensino fundamental: visão dos professores da rede pública de ensino em Natal. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como se dá o desenvolvimento da competência em informação dos estudantes do ensino fundamental na rede pública estadual e municipal em Natal, no Rio Grande do Norte, buscando conhecer as ações que estão sendo desempenhadas, as políticas empregadas e os investimentos aplicados para desenvolver essa competência informacional dos alunos em ambas as redes. Traz um apanhado histórico e conceitual acerca da competência em informação, buscando mostrar sua relevância nos dias atuais, em virtude da ampla disponibilização das informações, principalmente, devido à presença das tecnologias. Aborda os aspectos da Competência em informação no âmbito educacional, especificamente no Ensino Fundamental, tendo em vista que a grande quantidade de informações e de recursos informacionais interferem na aprendizagem dos estudantes e a escola deve estar preparada para mediar e capacitar para este cenário. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, mediante um estudo de caso, partindo de uma amostragem não probabilística por conveniência. Utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado aos docentes de escolas da rede pública de ensino de Natal, no Rio Grande do Norte: uma estadual e uma municipal. Esclarece a importância do Bibliotecário e sua interação com os professores, atuando como mediador entre alunos, professores e fontes de informação, potencializando a aprendizagem. Também apresenta a relevância da Biblioteca Escolar como um espaço essencial dentro da escola contribuindo de forma significativa para a formação cultural, ética e cidadã do aprendiz. Observa a necessidade de investimentos em programas e projetos educacionais que viabilizem o desenvolvimento da competência em informação no Ensino Fundamental bem como a implantação de Bibliotecas Escolares e a valorização do profissional Bibliotecário nas escolas.
Abstract: The present research aims to comprehend the development of informational abilities among middle public school students in Natal, Rio Grande do Norte. It investigates the actions, policies and investments applied in municipal and state public schools. It also shows a historic and conceptual register about information competency, showing its importance in present days due to the wide amount of information available to students, specially because of the advances in tecnology. It approaches the informational aspects in the educational scenarium, specifically in middle school, once the large amount of information and informational resources interferes in students’ learning and schools must be prepared to mediate the access to it. The research brings also a bibliographical reference based on a study of case, starting from a non probabilistic experiment. It uses as a data collecting instrument a questionary applied on teachers from a municipal and a state school in Natal, Rio Grande do Norte. The importance of the librarian is approached as well as his interaction with teachers, acting as a mediator between students, teachers and sources of information, thus enhacing learning abilities. It also presents the relevance of School Libraries as an essencial space in school, which contributes significantly to cultural, ethical and civil formation on students. Finally, it is approached the importance of investments in educational programs and projects which promote the competencies in information in middle school as well as the implantation of School Libraries and appreciation of librarians in schools.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8254
Other Identifiers: 20150108876
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CompetênciaEmInformação_Inácio_2018.pdf821.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons