Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8248
Title: Influenciadores digitais e seus impactos no posicionamento de marcas e na decisão de compra: um estudo da percepção das usuárias de Instagram
Authors: Jácome, Ana Carla de Medeiros Lins
Keywords: Influenciador digital;Marca;Comportamento do consumidor;Decisão de compra
Issue Date: Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: JACOMÉ, Ana Carla de Medeiros Lins. Influenciadores digitais e seus impactos no posicionamento de marcas e na decisão de compra: um estudo da percepção das usuárias de instagram. 2018. 52f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A partir do avanço da tecnologia, vários meios de comunicação foram desenvolvidos e com a popularização da internet, redes sociais, como o Instagram, nasceram fazendo com que o entretenimento e o relacionamento entre grupo de pessoas e/ou empresa fosse possível e mais dinâmico. No início, os blogs foram pioneiros nessa interação, com os influenciadores digitais, ganhando extrema força principalmente no ramo da moda. Com o sucesso deles, empresas começaram a visualizar um grande potencial de investimentos para a divulgação das suas marcas, por relação direta com o comportamento do consumidor, tendo os leitores como clientes em potencial. Diante disso, o objetivo do estudo é analisar a percepção das usuárias do Instagram acerca dos impactos dos influenciadores digitais no posicionamento de marcas e na decisão de compra. Para realizar esse estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa entre mulheres usuárias do Instagram, na qual foi analisada de acordo com o raciocínio lógico e dedutivo, estabelecendo relações entre as informações. Como resultado, foi possível verificar que as usuárias do Instagram são mulheres jovens e solteiras, ingressantes na faculdade, nas quais passam quase 10% do seu dia utilizando a ferramenta, possuindo a preferência de consumo de conteúdos de moda, buscam informações através de influenciadores digitais, pois confiam neles chegando ao ponto de mudarem a visão sobre determinado produto ou marca. Além disso, já realizaram compra e também deixaram de fazer por feedback negativo desse tipo de influencia, onde nunca se arrependeram, porém não descartam a possibilidade, possuindo a percepção de que as mascas divulgadas por esses sujeitos ganham mais credibilidade e assim é de grande importância para elas.
Abstract: A partir do avanço da tecnologia, vários meios de comunicação foram desenvolvidos e com a popularização da internet, redes sociais, como o Instagram, nasceram fazendo com que o entretenimento e o relacionamento entre grupo de pessoas e/ou empresa fosse possível e mais dinâmico. No início, os blogs foram pioneiros nessa interação, com os influenciadores digitais, ganhando extrema força principalmente no ramo da moda. Com o sucesso deles, empresas começaram a visualizar um grande potencial de investimentos para a divulgação das suas marcas, por relação direta com o comportamento do consumidor, tendo os leitores como clientes em potencial. Diante disso, o objetivo do estudo é analisar a percepção das usuárias do Instagram acerca dos impactos dos influenciadores digitais no posicionamento de marcas e na decisão de compra. Para realizar esse estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa entre mulheres usuárias do Instagram, na qual foi analisada de acordo com o raciocínio lógico e dedutivo, estabelecendo relações entre as informações. Como resultado, foi possível verificar que as usuárias do Instagram são mulheres jovens e solteiras, ingressantes na faculdade, nas quais passam quase 10% do seu dia utilizando a ferramenta, possuindo a preferência de consumo de conteúdos de moda, buscam informações através de influenciadores digitais, pois confiam neles chegando ao ponto de mudarem a visão sobre determinado produto ou marca. Além disso, já realizaram compra e também deixaram de fazer por feedback negativo desse tipo de influencia, onde nunca se arrependeram, porém não descartam a possibilidade, possuindo a percepção de que as mascas divulgadas por esses sujeitos ganham mais credibilidade e assim é de grande importância para elas.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8248
Other Identifiers: 658818
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InfluenciadoresDigitais_Jacome_2018.pdf591.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons