Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8204
Title: Condições protéticas e dos tecidos moles de indivíduos usuários de próteses removíveis do Município de Senador Elói de Souza - RN
Authors: Araújo, Francisca Taynara Gomes de
Keywords: Candidíase;Candidiasis;Prótese dentária;Saúde bucal;Dental Prosthesis;Oral Health
Issue Date: 5-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAUJO, Francisca Taynara Gomes de. Condições protéticas e dos tecidos moles de indivíduos usuários de próteses removíveis do Município de Senador Elói de Souza - RN. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Introdução: A perda dentária e edentulismo no Brasil tem alta prevalência entre os menos favorecidos economicamente, devido ao acesso e a baixa qualidade dos serviços que usufruem. Aqueles que almejam a reabilitação oral têm como principal alternativa as próteses removíveis. A utilização destas sem planejamento adequado e orientação de higiene pode levar ao surgimento de lesões orais nos usuários. Objetivo: Este estudo analisou as condições orais e protéticas de portadores de próteses removíveis usuários do programa Brasil Sorridente, residentes do município de Senador Elói de Souza/ RN. Métodos: Foi realizado um estudo transversal com 67 indivíduos, de ambos os sexos, com idade média de 53,13 anos, portadores de próteses removíveis. A coleta de dados foi realizada a partir de exames intrabucais e da prótese, aplicação de questionário estruturado acerca da qualidade das próteses e avaliação da satisfação e qualidade de vida relacionada a saúde bucal. Resultados: A população teve um percentual de 63,3% de indivíduos do sexo feminino e idade média de 53,13 anos. A presença de candidose oral foi observada em 56,7% dos usuários e a hiperplasia em 16,7%. O impacto da saúde oral na qualidade de vida apresentou um escore médio de 7,77, o que significa que não houve impacto negativo na qualidade de vida dos participantes. Em relação à satisfação com as próteses, 50,0% dos participantes se consideram muito satisfeitos ou satisfeitos para os itens avaliados. Quanto à qualidade da prótese, obteve-se o escore total de 3,48, o que significa que a qualidade técnica está insatisfatória. Conclusão: Os usuários de próteses do município apresentam lesões orais associadas ao uso de próteses, bem como próteses removíveis com qualidade técnica insatisfatória, o que indica a necessidade de ações públicas voltadas a saúde oral.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8204
Other Identifiers: 2014092483
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONDICOESPROTETICAS_ARAUJO_2018.pdf565.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons