Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8172
Título: Avaliação Estrutural, Funcional e de Desenvolvimento Em Famílias: Aplicação do modelo Calgary
Título(s) alternativo(s): Structural and Functional Evaluation of Families and Patients According to the Calgary Evaluation Model
Evaluación Estructural y Funcional de Familias y Pacientes Según el Modelo Calgary de Evaluación
Autor(es): Medeiros, Ana Paula de Brito
Palavras-chave: Enfermagem. Consulta de enfermagem. Cuidador.
Data do documento: 5-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MEDEIROS, Ana Paula de Brito. Avaliação estrutural, funcional e de desenvolvimento em famílias: aplicação do modelo Calgary. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2018.
Resumo: Avaliar estrutura, funcionalidade e desenvolvimento de famílias de pacientes com patologias neurológicas ou locomotoras segundo o Modelo Calgary de Avaliação da Família (MCAF). Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no período de dezembro de 2017 a março de 2018 com paciente e sua família na clínica integrada da Facisa no município de Santa Cruz, RN. As informações foram coletadas através da entrevista para construção dos instrumentos genograma e ecomapa e, então realização da avaliação. As propostas aplicadas pelo MCAF permitiram o conhecimento do contexto familiar e sua relação com a enfermagem. As mudanças provocadas pelo adoecimento causaram circunstâncias familiares como o medo da morte, situação financeira e a realização de afazeres básicos de sua rotina; mas os indivíduos mantiveram em geral boas relações de vínculos dentro dos núcleos familiares. Logo, é de extrema importância a participação da enfermagem nesse contexto, utilizar os instrumentos nas consultas como forma de aprofundar as informações colhidas e perceber as dificuldades vivenciadas, para planejar as intervenções eficazes proporcionando uma melhoria na qualidade de vida a família.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8172
Outros identificadores: 2014095430
Aparece nas coleções:FACISA - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ana_Paula_oficial-__para_deposito_sigaa.pdf
Acesso restrito até 2021-12-19
AvaliaçãoEstrutural_Medeiros_2018511,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.