Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8165
Title: Fabricação e estudo de um forno tipo caixa fabricado a partir de uma sucata do orelhão
Authors: Santos, Glauber Freire dos
Keywords: Cocção de alimentos;Food Cooking;Efeito estufa;Forno Solar;Impactos ambientais;Solar Oven;Greenhouse Effect;Environmental Impacts
Issue Date: 14-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Glauber Freire dos. Fabricação e estudo de um forno tipo caixa fabricado a partir de uma sucata de orelhão. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Apresenta-se o estudo de um forno solar do tipo caixa por efeito estufa e concentração, fabricado a partir de um orelhão em desuso. Serão apresentados os processos de fabricação e montagem do forno solar proposto. As principais características do forno solar são seu baixo custo e a possibilidade de ser utilizadas três configurações na sua montagem: forno negro, forno espelhado e forno misto. Serão apresentados resultados de ensaios de assamento para vários alimentos que demonstrarão a viabilidade térmica do protótipo solar estudado. O forno solar apresentou grande capacidade de cocção de três alimentos simultaneamente, fáceis manuseio, diminuindo impactos ambientes, além de possibilitar famílias carentes a cozinhar alimentos sem o uso de lenha e do gás de cozinha (GLP). O forno solar produziu o assamento de um bolo em 1h e 24 minutos, pizza em 48 min, nuggets em 28 min, calabresa em 1h e 5 min e pães com nata em 20 min.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8165
Other Identifiers: 20160153267
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc-Glauber.pdf3.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons