Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/812
Título: Espaço Celestino Gomes
Autor(es): Alves, André William Carvalho
Palavras-chave: Eficiência energética;Centro cultural;Etiqueta Nacional de Conservação de Energia;Petrolina - PE
Data do documento: Nov-2014
Editor: Arquitetura e Urbanismo
Referência: ALVES, André William Carvalho. Espaço Celestino Gomes: anteprojeto arquitetônico de um centro cultural energeticamente eficiente. 2014. 137f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: O anteprojeto arquitetônico de um equipamento cultural para a cidade de Petrolina/PE com ênfase na eficiência energética é o objeto de estudo deste Trabalho Final de Graduação. A principal motivação para a realização de um projeto dessa natureza se baseia na relação desproporcional da alta demanda de atividades culturais e artísticas na região do Vale do São Francisco à baixa oferta de espaços que possam receber esses eventos de maneira adequada. Além disso, aplicar estratégias de racionalização de energia em projetos arquitetônicos é uma tendência mundial, a qual deve ser incorporada pelos profissionais da construção civil. Sendo assim, conceber um Centro Cultural nível “A” em eficiência energética – através da emissão da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) – se caracteriza como uma iniciativa de valorização e consolidação da cultura local, bem como de incentivo à conservação de energia em edifícios públicos
Abstract: O anteprojeto arquitetônico de um equipamento cultural para a cidade de Petrolina/PE com ênfase na eficiência energética é o objeto de estudo deste Trabalho Final de Graduação. A principal motivação para a realização de um projeto dessa natureza se baseia na relação desproporcional da alta demanda de atividades culturais e artísticas na região do Vale do São Francisco à baixa oferta de espaços que possam receber esses eventos de maneira adequada. Além disso, aplicar estratégias de racionalização de energia em projetos arquitetônicos é uma tendência mundial, a qual deve ser incorporada pelos profissionais da construção civil. Sendo assim, conceber um Centro Cultural nível “A” em eficiência energética – através da emissão da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) – se caracteriza como uma iniciativa de valorização e consolidação da cultura local, bem como de incentivo à conservação de energia em edifícios públicos.
The architectural project of a cultural equipament in Petrolina/PE, Brazil, emphasising the energy efficiency is the object of this Final Graduation Project. The main motivation to this project kind execution is based on the disproportionate relation between the high cultural activities demand in the “Vale do São Francisco” zone and the low supply of places that can receive this activities properly. Besides, put energy rationalization strategies on a architectural projects is a global trend that should be increasingly used by civil construction professionals. Thus, conceive a Cultural Center level “A” on energy efficiency - through the National Label Energy Conservation (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) – is characterized as a valuation and consolidation initiative, as well as na incentive to the energy saving on public buildings
Descrição: Participaram da banca examinadora os professores: Prof.º MSc. André Felipe Moura Alves
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/812
ISSN: 2010033787
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BANNER.pdfSíntese do anteprojeto do centro cultural Espaço Celestino Gomes 973,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CentroCultura_Alves_2014.pdfVolume escrito 8,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PRANCHA 01.pdfDESENHO ARQUITETÔNICO (PRANCHA 01)1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PRANCHA 02.pdfDESENHO ARQUITETÔNICO (PRANCHA 02)850,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PRANCHA 03.pdfDESENHO ARQUITETÔNICO (PRANCHA 03)580,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PRANCHA 04.pdfDESENHO ARQUITETÔNICO (PRANCHA 04)650,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PRANCHA 05.pdfDESENHO ARQUITETÔNICO (PRANCHA 05)579 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PRANCHA 06.pdfDESENHO ARQUITETÔNICO (PRANCHA 06)1,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PRANCHA 07.pdfDESENHO ARQUITETÔNICO (PRANCHA 07)2,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PRANCHA 08.pdfDESENHO ARQUITETÔNICO (PRANCHA 08)207,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Apresentação_Banca TFG.pdfApresentação do TFG5,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PERSPECTIVAS.pdfPerspectivas do anteprojeto arquitetônico do Espaço Celestino Gomes1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.