Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8115
Title: Fluxo de depósito dos trabalhos de conclusão de curso na biblioteca digital de monografias da UFRN: um enfoque no CCSA
Authors: Silva, Silvânia Custódio da
Keywords: Produções monográficas;Repositórios digitais;Autoarquivamento
Issue Date: 12-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Silvânia Custódio da. Fluxo de depósito dos trabalhos de conclusão de curso na biblioteca digital de monografias da UFRN: um enfoque no CCSA. 2018. 46f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Discorre sobre a importância das produções monográficas para as Instituições de Ensino Superior, bem como o conceito, diferenciação e evolução dos Repositórios de Acesso Aberto, tais como: Repositórios Digitais, Repositórios Institucionais e Bibliotecas Digitais, essenciais para o desenvolvimento da pesquisa científica no contexto universitário. Apresenta o histórico da Biblioteca Digital de Monografias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e analisa o fluxo e as formas diferenciadas de depósitos existentes na UFRN, sendo eles, o autodepósito e depósito mediado. O objetivo do trabalho foi identificar estratégias e ações que estão sendo ou possam ser adotadas pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas quanto a forma de depósito, tendo em vista que o mesmo possui a forma de depósito diferenciada dos demais Centros da UFRN e verificar a viabilidade de implantação do autodepósito da produção monográfica pelos alunos do CCSA. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, além de uma entrevista com a gestora do Setor de Repositórios Digitais da Biblioteca Central Zila Mamede da UFRN, com o intuito de complementar informações não encontradas no material impresso consultado. Conclui-se ao final desse estudo que todos os cursos da UFRN fazem o autoarquivamento na BDM, e que o Centro de Ciências Sociais Aplicadas já utiliza desde de julho de 2018, e por meio da entrevista foi possível identificar que o referido Centro já adotou o autodepósito e passou integrar a mesma forma de depósito dos demais Centros da UFRN.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/8115
Other Identifiers: 2013026278
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FluxodeDeposito_Silva_2018.pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.