Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8108
Title: A Implementação da Rede Cegonha no Hospital Doutor José Pedro Bezerra: uma análise de enfrentamento a violência obstétrica
Authors: Dias, Pâmella Batista da Silva
Keywords: Sistema único de saúde;Rede cegonha;Violência obstétrica;Serviço social
Issue Date: 28-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DIAS, Pâmella Batista da Silva. A Implementação da rede cegonha no Hospital Doutor José Pedro Bezerra: uma análise de enfrentamento a violência obstétrica. 2018. 105f. Monografia (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este trabalho foi pensado a partir da experiência de estágio no Hospital Doutor José Pedro Bezerra em Natal – RN no ano de 2017. Foi observado que ocorria com frequência casos de usuárias que sofreram violência obstétrica na Instituição. A situação nos levou a indagar quais seriam as formas de enfrentamento para este problema. A Rede Cegonha se apresentou, então, como uma solução já existente no Hospital, mas que não era posta em prática. Sendo assim, objetivou-se neste trabalho, de forma geral, entender como se desenvolve a Rede Cegonha na Instituição, principalmente no combate a violência obstétrica. Especificamente objetivou-se analisar as determinações da Portaria 1.459 que cria e rege a Rede Cegonha, como elas são realizadas ou não, identificando os princípios do Programa de Humanização do Pré-parto e Nascimento e da Política Nacional de Humanização no Sistema Único de Saúde. Buscou-se identificar a relação do Serviço Social com a Rede e o papel de ambos na garantia de direitos. A pesquisa utiliza o estudo documental, de abordagem qualitativa onde foram avaliadas a tabela preenchida no Hospital mensalmente e a planilha de avaliação do Ministério da Saúde que destacou através de cores os quesitos solicitados. Sendo assim, a Rede Cegonha está na Instituição com o objetivo de dar um atendimento humanizado às parturientes e aos recém-nascidos atuando no combate a violência obstétrica.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/8108
Other Identifiers: 2012961191
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImplementacaodaRede_Dias_20182.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.